"Royal Navy" lança submarino não tripulado experimental de grande dimensão
Plymouth, Inglaterra
15 de Maio de 2025
O veículo submarino não tripulado XV "Excalibur" da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy"), deu entrada ao serviço a 15 de Maio de 2025, a partir de Devonport, em Plymouth, Inglaterra. Está afecto ao "Fleet Experimentation Squadron", formado em 2023, juntando-se ao navio experimental de superfície XV "Patrick Blackett" - cuja primeira missão operacional fora do Reino Unido decorreu na edição de 2023 do REPMUS ("Robotic Experimentation and Prototyping with Maritime Unmanned Systems") promovido pela Marinha Portuguesa em Tróia, Portugal, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/09/navio-experimental-da-royal-navy-em.html .
Com a classificação formal da sua tipologia pela "Royal Navy" como "Extra-Large Uncrewed Underwater Vehicle" (XLUUV), "Veículo Submarino Extra-Grande Não-Tripulado" (correspondendo "XV" à abreviatura de "eXperimental Vessel", "Navio Experimental"), o XV "Excalibur" tem 12 metros de comprimento, 2,2 metros de diâmetro e desloca 19 toneladas, representando o culminar do projecto experimental CETUS (em referência ao monstro marinho da mitologia grega, "Κῆτος") iniciado pela "Royal Navy" em 2022 - e parte do seu programa "SPEARHEAD".
Construído pela M Subs Ltd (de Plymouth, Inglaterra), lançado à água em finais de Fevereiro de 2025, em Turnchapel Wharf (Plymouth), trata-se de uma plataforma modular, orientada a testes e experimentação operacional militar, com especial empenho no contexto de Reconhecimento e Recolha de Informações ("Intelligence Surveillance and Reconnaissance", ISR), bem como de componentes furtivos ("stealth") em ambiente de luta anti-submarina ("Anti-Submarine Warfare", ASW).
A designação "Excalibur" remete à lendária espada do Rei Artur, figura central dos mitos arturianos da Idade Média. Segundo a tradição, a Excalibur simbolizava não apenas poder militar, mas também autoridade legítima e direito divino ao trono.
Comentários