Força especial de mergulhadores canadianos em treino sobre o maior porto do Mar Negro


Constanța, Roménia, Mar Negro
12 de Junho de 2025

Especialistas de mergulho da "Fleet Diving Unit (Atlantic)" da Marinha do Canadá, em "helocast" a partir de helicóptero IAR 330 (91, C/n 139) "Puma" do 903.º Esquadrão de Helicópteros de Transporte da Força Aérea da Roménia, junto ao terminal da COMVEX no interior da secção Norte do Porto de Constanța, georreferenciação 44.14201471149186, 28.65853525134187 , ref. https://maps.app.goo.gl/kR5AyRJnBModEVEF7, na Roménia, a 12 de Junho de 2025.

Este porto de águas profundas, o maior da Roménia e do Mar Negro, com ligação fluvial directa ao Rio Danúbio por meio do Canal Danúbio–Mar Negro, a principal via navegável entre o interior da Europa e o Mar Negro, está dotado de zonas industriais e plataformas logísticas, com terminais especializados para carvão, petróleo, cereais e contentores. Dista cerca de 140 km da fronteira a nordeste com a Ucrânia e 310 km da sua segunda maior cidade, Odesa ("Одеса").

Os mergulhadores canadianos ("Clearance Divers"), afectos ao destacamento "Mine Countermeasures [MCM] Black Sea" ("Contramedidas Luta Anti-Minas Mar Negro") da Operação "Reassurance" estão aqui envolvidos em treinos em contexto de luta anti-minas e de inactivação de engenhos explosivos em salvaguarda de vias marítimas e infra-estruturas portuárias críticas. Este destacamento canadiano iniciou esta acção em Abril de 2025 e prosseguirá com a mesma, ao longo de 6 meses, até Outubro de 2025. A Operação "Reassurance" corresponde à designação que agrega as missões das Forças Armadas do Canadá, iniciadas em 2014, em apoio às medidas de tranquilização e dissuasão da NATO no Leste e Centro da Europa.

A "Fleet Diving Unit" (FDU) é a unidade de mergulhadores da Marinha do Canadá especializada em operações subaquáticas, incluindo inactivação de engenhos explosivos, resgate, inspecção, manutenção e reparação de infra-estruturas ou meios navais de subsuperfície. Os seus mergulhadores são altamente treinados para operarem em ambientes marítimos hostis, apoiando operações navais e respondendo a emergências civis ou militares.

A FDU encontra-se estruturada em duas sub-unidades geograficamente distribuídas: a "Fleet Diving Unit (Atlantic)" [FDU(A)], com base em Halifax, Nova Scotia (NS); e a "Fleet Diving Unit (Pacific)" [FDU(P)], baseada em Esquimalt, British Columbia (BC), assegurando cobertura operacional nas costas do Atlântico e do Pacífico, respectivamente.

A técnica de inserção aqui documentada, designada por "helocast" ("helocasting"), corresponde ao uso de um helicóptero, a pairar a muito baixa altitude, praticamente ao nível da superfície, com a entrada dos militares para a água a ter lugar saltando directamente a partir do helicóptero. A técnica pode corresponder a uma missão de acção directa sobre o ponto de inserção, ou para, a partir deste, alcançar uma posição em terra, com o apoio eventual de embarcação pneumática projectada pela mesma via.

O helicóptero IAR 330 é uma versão do Aérospatiale SA 330 Puma, de construção local sob licença pela romena "Industria Aeronautică Română" (IAR), com cerca de 160 unidades produzidas, de 1975 a 2008, para as forças romenas e para exportação. Estão inventarias 57 unidades ao serviço das forças romenas (24 das quais na variante de ataque, SOCAT).

Foto por Alex Roy | Forças Armadas do Canadá




Emblema da "Fleet Diving Unit" (FDU) da Marinha do Canadá









Diagrama anotado do terminal COMVEX no Porto (Norte) de Constanța. Via COMVEX



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