Aeronaves "Fireboss" recolhem água no Rio Douro para combate a incêndio rural


Cais de Midões, Rio Douro, Portugal 
17 de Junho de 2025

Acção de recolha de água ("scooping") no Rio Douro, junto ao Cais de Midões, georreferenciação 41.05499531445416, -8.331019432201549 , ref. https://maps.app.goo.gl/GXYubPvCbG3uJ32Z6, por quatro aeronaves AT-802F Fireboss (marcações operacionais DECIR com os números 3, 4, 5, 6), envolvidas no combate ao incêndio rural em Lomba (a cerca de 7 a 8 km a Oeste), no município de Gondomar, na tarde de 17 de Junho de 2025.
Trata-se de um monomotor, anfíbio, de asa baixa, propulsionado por um motor Pratt & Whitney (PT6A-67AG/F), equipado com dois flutuadores Wipline 10000 e, acoplado, com trem de aterragem retráctil, permitindo assim a sua operação a partir de superfícies aquáticas bem como de pistas preparadas ou de gravilha. Tem um comprimento de 10,9 metros, uma altura de 4,93 metros (extremo da cauda à base do flutuador) e uma envergadura de asa de 18,06 metros. Com um peso em vazio de 4 toneladas, sustenta um peso máximo à descolagem de 5,2 a 7,3 toneladas (em meio aquático e terrestre, respectivamente), com uma capacidade de depósito para 3 104 litros de água.
A manobra de "scooping" consiste na recolha de água, efectuada por aeronaves anfíbias em movimento sobre superfícies aquáticas. O "Fireboss" realiza esta operação através de dois "scoops" retrácteis instalados nos flutuadores, que se abrem em contacto com a água e canalizam a água para o depósito interno da aeronave, com capacidade para até 3 104 litros. A operação decorre em linha recta, a baixa velocidade, com uma passagem de recolha sobre plano de água com uma extensão na ordem dos 670 a 1 700 metros. Este método permite sucessivas largadas em ciclos operacionais curtos, sem necessidade de regresso a bases terrestres para reabastecimento, conferindo ao "Fireboss" elevada eficácia táctica no combate a incêndios rurais em zonas com proximidade a cursos ou massas de água navegáveis.
Desenvolvido pela texana Air Tractor, fundada em 1974, como sede e fábrica em Olney, o "Fireboss" corresponde a uma variante de combate a incêndios da aeronave Air Tractor AT-802, originalmente concebida para uso em contexto agrícola (pulverização). Com a primeira unidade do "Fireboss" certificada em 2003 nos EUA (em 2005 na Europa), e a 100.ª unidade produzida em 2019, existem actualmente cerca de 175 unidades em operação. A companhia, fundada por Leland Snow, conta com 5 décadas de experiência na construção aeronáutica e com mais de 4 mil unidades produzidas da plataforma "Air Tractor" nas suas várias versões.
A Directiva Operacional N.º 2 que define o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para 2025, aprovada a 23 de Abril de 2025 pela Comissão Nacional de Protecção Civil, conforme proposta da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), compreende os seguintes tipos de meios aéreos: Helicópteros Bombardeiros Ligeiros (HEBL); Helicópteros Bombardeiros Médios (HEBM); Helicópteros Bombardeiros Pesados (HEBP); Aviões Bombardeiros Médios (AVBM); Aviões Bombardeiros Pesados (AVBP); Aviões de Reconhecimento, Avaliação e Coordenação (AVRAC); Helicóptero de Reconhecimento, Avaliação e Coordenação (HERAC); e Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (UAS).
Na presente data, estão afectos 67 meios aéreos operacionais ao DECIR, compreendendo: 36 Helicópteros Bombardeiros Ligeiros (HEBL); 5 Helicópteros Bombardeiros Pesados (HEBP); 4 Helicópteros de Reconhecimento, Avaliação e Coordenação (HERAC); 18 Aviões Bombardeiros Médios (AVBM); 2 Aviões Bombardeiros Pesados (AVBP); e 2 Aviões de Reconhecimento, Avaliação e Coordenação (AVRAC).
A Força Aérea Portuguesa é, desde 2018, a entidade responsável pela locação de meios aéreos de combate aos incêndios rurais. Além dos meios contratados, a FAP aloca, como meios próprios, no actual dispositivo, dois helicópteros AW119 Koala (como HERAC) e "drones" UAVision OGASSA OGS 42N/VN. Decorrem as acções de formação e certificação requeridas para a entrada em acção, projectada para 2026, dos helicópteros UH-60 "Black Hawk" (como HEBM) da Esquadra 551 - "Panteras" da FAP. Foram ainda adquiridos, em Julho de 2024, dois aviões anfíbios pesados DHC-515 Firefighter, vulgo "Canadair", com entrega projectada para 2029 e 2020, e que ficarão também, com os UH-60, afectos à frota da FAP.
Existe uma variante militar do "Air Tractor", bilugar, AT-802U, contratada pelo Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos (US SOCOM) com a designação OA‑1K Skyraider II (antes "Sky Warden") a cargo da L3Harris, como preparador e integrador, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/08/nova-aeronave-para-as-operacoes.html . Conta com 10 pontos de fixação para equipamento e armamento (4 sob cada asa e 2 sob a fuselagem). A primeira unidade, de 6 dezenas encomendadas (num dimensionamento inicial de 7 dezenas), foi entregue a 3 de Abril de 2025. Equipada com um "flight deck" Garmin G3000, destina-se a missões de recolha de informações, vigilância, reconhecimento e ataque em teatros de operações austeros com infra-estruturas desagregadas.




Fotos por Santiago Anacleto | Wings & Warfare





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