Operação "Pavutyna" - Ucrânia ataca bases da Aviação Estratégica da Força Aérea Russa com "drones" lançados localmente
Federação Russa
1 de Junho de 2025
Operação "Pavutyna" ("Павутиння"), "Teia de Aranha", das Forças Ucranianas, a 1 de Junho de 2025, usando "drones" FPV ("First Person View") lançados localmente, a partir de plataformas dissimuladas na cobertura amovível de estruturas "contentorizadas" de casas pré-fabricadas modulares, transportadas sobre camiões, contra quatro bases aéreas da Aviação Estratégica da Federação Russa: Dyagilevo (Ryazan), Ivanovo (Ivanovo), Olenya (Murmansk), Belaya (Irkutsk). Estão aqui visualmente referenciados vários Tu-95Ms atingidos e em chamas sobre as placas.
A operação visou destruir as aeronaves de lançamento de mísseis de cruzeiro (Kh-101, Kh-555 via Tu-95MS; e Kh-22, Kh-32 via Tu-22M3) da Federação Russa, usadas regularmente contra alvos no Teatro de Operações da Ucrânia. Foi conduzida sob o comando de Vasyl Vasyliovych Malyuk, que lidera os Serviços de Segurança da Ucrânia ("Sluzhba Bezpeky Ukrayiny", SBU; "Служба безпеки України", СбУ), e que podemos ver na foto debruçado sobre uma mesa com fotos de infografia sobre a operação - com planos de cinco bases aéreas russas e dos bombardeiros Tu-95MS (à esquerda) e Tu-22M3 (à direita) a elas afectos. Numa das fotos podemos ainda observar as estruturas de transporte-lançamento usadas na operação. Os "drones" estavam alojados no vão da cobertura (telhado) de estruturas modulares de casas pré-fabricadas vulgo "contentorizadas".
Uma quinta base, Ukrainka (Amur), enquadrava o plano da operação mas o camião contendo os "drones" que a deveriam alcançar foi referenciado em chamas (por eventual acção anómala ou contingente da auto-destruição programada) a cerca de 10 km da mesma junto a Seryshevo ("Серышево").
Vídeos, visa OSINT, da operação
Fotos, via SBU | OSINT, do plano e preparação de meios e informações para a operação
Vídeo, via OSINT, de lançamento local de "drones" a partir contentor em camião, e da auto-destruição (incêndio) do mesmo
Foto, via vídeo OSINT, de duas das estruturas "contentorizadas" de casas pré-fabricadas modulares, transportadas sobre camião, usadas na operação. Região de Irkutsk, junto base aérea de Belaya.
Comentários