Viatura blindada MRAP "Caiman" em acção policial após emboscada a tiro sobre bombeiros no Noroeste dos EUA
Coeur d’Alene, Idaho, Estados Unidos da América (EUA)
29 de Junho de 2025
Viatura blindada BAE 6x6 MRAP "Caiman", afecta às Forças de Segurança norte-americanas a operar em Coeur d’Alene, condado de Kootenai, no Estado de Idaho, no noroeste dos EUA, a 29 de Junho de 2025, envolvida nas acções para neutralizar o atirador que emboscou bombeiros com arma de fogo de cano longo, provocando dois mortos e um ferido grave, na sequência de um incêndio rural em Canfield Mountain. As autoridades consideram o incêndio de origem intencional, provavelmente executado pelo próprio atirador como parte de um plano para atrair os bombeiros que pretendia atingir. A emboscada teve lugar pelas 14:00 locais (21:00 UTC), tendo o atirador sido encontrado, nesta mesma área, já sem vida e acompanhado da arma, pelas 19h40 locais (02:40 UTC do dia seguinte).
A "Caiman" encontra-se aqui na esquina da North 15th Street com a East Nettleton Gulch Road, georreferenciada em 47.70445357356485, -116.7649540525927, em Coeur d’Alene, condado de Kootenai, a cerca de 600 metros do perímetro mais próximo de Canfield Mountain (e a menos de 2 km do local da emboscada, georreferenciada em 47.717500, -116.750000), enquadrando a zona de contenção de segurança estabelecida pelas autoridades locais.
Esta viatura blindada, com a marcação lateral de "Police" ("Polícia") e "Tactical Rescue" ("Resgate Táctico"), faz parte dos meios da "Coalition of Small Police Agencies – Special Operations" ("Coligação de Agências de Polícia de Pequena Dimensão - Operações Especiais"), do condado de Kings, do estado vizinho de Washington (cuja fronteira dista cerca de 20 km deste local).
Nos EUA, diversas entidades policiais municipais e estaduais operam viaturas tácticas blindadas "Caiman", de tipologia MRAP ("Mine-Resistant Ambush Protected"), originalmente desenhadas para uso militar com o objectivo de assegurar protecção contra engenhos explosivos improvisados e emboscadas. Estas viaturas, após serem retiradas do serviço activo pelas Forças Armadas, são disponibilizadas a agências civis através do Programa 1033/LESO, um programa federal gerido pela "Defense Logistics Agency" (DLA) ao abrigo do Título 10 do Código dos EUA (§ 2576a), que permite a transferência de excedentes militares para as forças de segurança interna. A cedência é gratuita, ficando a cargo da entidade beneficiária apenas os custos de transporte e eventual reconfiguração. As MRAPs recebidas são atribuídas a unidades especiais, como equipas SWAT ("Special Weapons and Tactics") ou forças de reacção rápida, para intervenção em cenários de elevado risco.
Entre 2013 e 2014, foram transferidos para forças de segurança dos EUA, através deste programa, um total de 604 veículos blindados do tipo MRAP, excedentários das Forças Armadas.
Comentários