1995 - o maior atentado terrorista doméstico dos EUA com mais de 2 toneladas de explosivo e mais de 160 mortos


Oklahoma City, EUA 
19 de Abril de 1995

A detonação de uma carga com o equivalente explosivo de 2 300 kg de TNT, no interior de uma viatura pesada de transporte de carga Ford F-700, pelas 09:02 locais de 19 de Abril de 1995, em frente ao Edifício Federal Alfred P. Murrah, em Oklahoma City, EUA, provocaria 168 mortes e 684 feridos e corresponderia, até ao 11 de Setembro de 2001, ao maior atentado terrorista ocorrido nos EUA e, actualmente, ainda o maior acto cometido de terrorismo doméstico. A intensidade da explosão seria registada pelos sismógrafos locais com 3,0 a 3,2 na escala de Richter .
A carga usada, com um massa de cerca de 3 200 kg, foi distribuída por 13 bidões de 208 litros (55 galões), compreendendo um agregado de 2 268 kg de nitrato de amónia (adquiridos sob a forma de fertilizante agrícola) misturados com 544 kg de nitrometano (adquirido como combustível usado em competição automóvel) e entre 57 a 76 litros de gasóleo. Como componente aceleradora foram usados cerca de 160 kg de explosivo comercial Tovex, um sucedâneo moderno da dinamite, em tubos de gel flexível de 45 cm (furtados de uma pedreira com os respectivos detonadores).
Os 13 bidões foram repartidos em 9 com carga de nitrato de amónia e nitrometano (tipologia ANNM, "Ammonium Nitrate–Nitromethane"); e 4 com carga de nitrato de amónia e gasóleo (tipologia ANFO, "Ammonium Nitrate–Fuel Oil"). Foram ainda adicionados ao conjunto, alguns pequenos cilindros de gás acetileno (adquiridos no contexto de equipamentos de soldadura). A carga foi distribuída com um perfil angular (grosso modo em forma de "J") orientado à distribuição da energia para a lateral do camião na direcção do edifício, seguindo o modelo de uma carga dirigida ("shaped charge"). A detonação foi feita, excluindo de forma planeada o uso de sistemas electrónicos, com uso de rastilho (numa montagem redundante com um primeiro troço para 2 minutos e outro para 5 minutos) que conduziram à detonação de espoletas pirotécnicas que, por sua vez desencadearam a acção das cargas de Tovex e finalmente das cargas ANNM e ANFO.
A viatura pesada de carga usada, foi o modelo de 1993 do Ford F-700, alugada à empresa Ryder, com dois eixos, sendo o traseiro de rodado duplo. A caixa de carga, de 6,1 metros (20 pés) de comprimento, 2.44 metros de largura e 2.29 metros de altura (15 m² de superfície e 34m³ de volume), compreende cobertura com painéis de alumínio, polímeros e contraplacado, todos de perfil fino. Tem, nesta configuração, uma massa em vazio de 4 toneladas, podendo transportar até cerca de 8 toneladas.
O edifício Alfred P. Murrah (nome de um juiz federal de Oklahoma, 1904-1975) desenhado pelo arquitecto Wendell Locke, foi construído entre 1974 e 1977, no número 200 da Nort West 5th Street, georreferenciação 35.47287130768521, -97.51699439353563 , ref. https://maps.app.goo.gl/W58yfCrgqaS32pKy7 . Contava com 8 andares, numa altura total de 25 a 28 metros, com um comprimento (Este-Oeste) de 73 metros e uma largura (Norte-Sul) de 27 metros, compreendendo uma área total de 15 000 metros quadrados.
Em Abril de 1995 o edifício tinha afectos 500 a 600 funcionários dos serviços das entidades federais "Social Security Administration (SSA)", "U.S. Secret Service (Oklahoma)", "Bureau of Alcohol, Tobacco, and Firearms (ATF)", "Federal Bureau of Investigation (FBI)", "General Services Administration (GSA)", "U.S. Department of Housing and Urban Development (HUD)", "U.S. Department of Transportation (DOT)", "U.S. Customs Service", "U.S. Army and Marine Corps Recruiting Offices", "U.S. Department of Agriculture (USDA)" e ainda a "Federal Employees Credit Union" (FECU). No piso térreo funcionava uma creche privada para os filhos dos funcionários, "America’s Kids Day Care Center".
Em resultado da explosão, cerca de um terço do edifício (frontal norte) colapsou praticamente de imediato e toda a demais estrutura foi declarada, dias volvidos, como estruturalmente irrecuperável. O edifício seria demolido por implosão controlada a 23 de Maio de 1995, volvido cerca de 1 mês após a explosão. O local receberia, a 19 de Abril de 2000, 5 anos após a explosão, a inauguração do "Oklahoma City National Memorial", desenhado pelos arquitectos Hans e Torrey Butzer, contendo, entre outros elementos evocativos, 168 cadeiras vazias - uma por cada vítima mortal da acção.
A acção foi desenvolvida por Timothy McVeigh, como líder e executante, então com 26 anos, nascido em Lockport, New York, em 1968; por Terry Nichols, cumplice na obtenção, armazenamento e preparação dos materiais (mas ausente da acção operacional final), então com 40 anos, nascido em Lapeer, Michigan em 1955; e por um terceiro elemento, Michael J. Fortier, então com 26 anos, nascido em Lewiston, Maine em 1968, como cúmplice no aluguer da viatura pesada de carga, com conhecimento anterior do plano concreto, não tendo participado na construção do engenho ou na acção operacional final.
Fortier foi condenado a 27 de Maio de 1998 (Tribunal Federal de Oklahoma) a uma pena de 12 anos em estabelecimento prisional federal, sendo libertado em 2006, cumpridos 10 anos de pena, e integrando o Programa Federal de Protecção de Testemunhas, com uma nova identidade atribuída. Nichols foi condenado a 24 de Dezembro de 1997 (Tribunal Federal de Denver, Colorado) e 9 de Junho de 2024 (Tribunal Estadual de Oklahoma), a 161 penas consecutivas de prisão perpétua, que cumpre actualmente no Estabelecimento Prisional de Florence (Colorado), de alta segurança (ADMAX). McVeigh foi condenado a 2 de Junho de 1997 (Tribunal Federal de Denver) à pena de morte e seria executado, por injecção letal, pelas 07:14 de 11 de Junho de 2001, no estabelecimento prisional de Terre Haute, no Estado do Indiana. Três meses depois teriam lugar os atentados do 11 de Setembro de 2001.
O atentado de Oklahoma foi motivado por um contexto ideológico, extremista, anti-governo federal, como retaliação pelo caso de Ruby Ridge (Idaho, 1992) e pelo caso do Cerco de Waco (Texas, 1993), tendo, precisamente, sido escolhida para a acção de Oklahoma a data de 19 de Abril, em que se assinalava o segundo ano do mesmo.





Foto com vista aérea do edifício Alfred P. Murrah após o ataque de 19 Abril de 1995, via FEMA / FBI; Diagrama (vista lateral) do posicionamento viatura pesada de carga via FEMA; Modelo da viatura e distribuição simplificada da carga via FBI; Foto de referência histórica do edifício Alfred P. Murrah, de 1977, via FEMA



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