Comboio blindado das Forças Russas no Leste da Ucrânia


Pokrovsk, Donetsk, Ucrânia 
28 de Junho de 2025

Comboio blindado "Yenisey" ("Енисей") das Forças Russas, com duas locomotivas ChME3, armado com ZU-23-2 (com peça "dupla" de 23mm), com viatura blindada de combate de infantaria BMP-2 (com peça 2A42 de 30mm), bem como, no interior de um dos vagões, metralhadoras pesadas NSV Utyos (em calibre 12,7×108 mm), em operação de treino na região de Pokrovsk ("Покровськ"), Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 28 de Junho de 2025. Na dianteira podemos observar redes de protecção anti-drone bem como as antenas de equipamento de guerra electrónica ("jammers"). Numa das fotos podemos ainda observar um helicóptero Mil Mi-8 em aparente "overwatch".
O comboio blindado "Yenisey" está referenciado em operação, desde 2024, no Leste da Ucrânia, no sector central da região de Donetsk. A sua presença tem sido documentada ao longo de eixos ferroviários controlados pelas forças russas a Leste de Avdiivka, com actividades associadas à segurança de infra-estruturas, apoio logístico e potencial projecção de fogo limitado. Avdiivka, actualmente sob ocupação russa, situa-se a cerca de 40 km a Leste de Pokrovsk, esta última sob controlo ucraniano e na proximidade da linha da frente.
Estão referenciados actualmente cinco comboios blindados ao serviço da Federação Russa (seguindo uma nomenclatura com referência a massas de água, compreendendo um lago e rios): Baikal, Amur, Terek, Volga e Yenisey. Estão afectos às Tropas Ferroviárias da Federação Russa ("Железнодорожные войска Российской Федерации", ЖДВ РФ) - um corpo autónomo e especializado das forças russas com origens que remontam ao século XIX sob a liderança do "czar" Nicolau I. Estes comboios foram re-activados ou introduzidos ao serviço entre 2016 e 2022.
A insignia deste corpo pode aqui ser observada com duas marcações, a amarelo, na foto frontal do comboio. A bandeira, com a representação do rosto de Jesus Cristo sobre um fundo vermelho, corresponde a uma simbologia do cristianismo ortodoxo - sendo que, distribuídas pelos quatro cantos, constam as iniciais IC XC NI KA, correspondentes à abreviatura de "Jesus Cristo", IC XC; e "Conquista" (ou "Vitória"), NI KA.
A plataforma de locomotivas ChME3 ("ЧМЭ3") foi produzida para a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas pela checa ČKD ("Českomoravská-Kolben-Daněk"), a partir de 1963 e ao longo de 3 décadas, com mais de 7 milhares de unidades entregues. O acrónimo russo que a designa corresponde a "Locomotiva Checa de Manobra Tipo 3" ("чехословацкий маневровый 3-й тип", ЧМЭ3). Com um comprimento de 17,2 metros e um massa de 123 toneladas, com 6 eixos (3O−3O), sustenta uma velocidade máxima de 95 km/h.




Fotos por Stanislav Krasilnikov | RIA Novosti ("РИА Новости")






Insígnia das Tropas Ferroviárias da Federação Russa ("Железнодорожные войска Российской Федерации", ЖДВ РФ)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA