Helicóptero Kamov Ka-32 cedido por Portugal à Ucrânia em acção de combate a incêndios urbanos na região de Kyiv
Kyiv, Ucrânia
10 de Junho de 2025
Um dos helicópteros Kamov Ka-32A11BC, doados pelo Governo de Portugal à Ucrânia, a operar em contexto de combate a incêndios urbanos, equipado com "Bambi Bucket", na região de Kyiv, a 10 de Junho de 2025, após ataques com "drones" de tipologia "Shahed" por parte das Forças Armadas da Federação Russa na madrugada de 9 para 10 de Junho de 2025.
A acção foi conduzida por 2 helicópteros Ka-32, coordenados entre os Serviços de Emergência do Estado da Ucrânia ("Derzhavna Sluzhba Ukrayiny z Nadzvychaynykh Sytuatsiy", DSNS | Державна служба України з надзвичайних ситуацій", ДСНС) e a Direcção Geral dos Serviços de Informações ("Golovne Upravlinnya Rozvidky", GUR | "Головне управління розвідки", ГУР), liderada pelo Tenente-General Kyrylo Oleksiiovych Budanov, esta última à qual estão afectos.
A 6 de Setembro de 2024 partiu de Portugal por via terrestre, a partir do armazenamento em hangar no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor (Portalegre), a última de um conjunto de 6 unidades de helicópteros Kamov Ka-32A11B cedidos sob a égide do Ministério da Defesa Nacional (MDN) da República Portuguesa, e em articulação com o Ministério da Administração Interna (MAI), com a Embaixada da Ucrânia em Lisboa e com o Ministério da Defesa da Ucrânia. Foram então transferidos no seu estado de conservação actual ("as is"), i.e., com 1 unidade acidentada em 2012, 2 unidades alvo de manutenção em 2015 mas não repostas em operação e 3 unidades imobilizadas desde 2018.
Um destes Ka-32 foi entretanto referenciado, a 24 de Dezembro de 2024, operar a baixa altitude em Kyiv, sobre as instalações da Direcção Geral dos Serviços de Informações ("Golovne Upravlinnya Rozvidky", GUR | "Головне управління розвідки", ГУР) do Ministério da Defesa da Ucrânia, na Península de Rybalskyi ("Рибальський острів"), a 24 de Dezembro de 2024, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/12/helicoptero-kamov-ka-32-cedido-por.html .
Os Ka-32 (versão civil da plataforma militar Ka-27, designação NATO "Helix") têm uma capacidade de carga interna de 3,7 toneladas (ou 5 toneladas em suspensão externa) podendo transportar 13 passageiros (máximo de 16) além dos 2 tripulantes (volume de 7.3m³ de cabina). Têm um alcance operacional de 650 km e um tecto de altitude máxima de 5 000 metros. Desenhados, na sua plataforma base, para operação em contexto naval são dotados de dois rotores centrais contra-rotativos de 3 pás, dispensando o rotor de cauda.
Propulsionados por 2 motores Klimov TV3-117MA, de 2 200 hp cada, sustentam uma velocidade máxima de 260 km/h (em cruzeiro de 230 km/h). Têm um comprimento de 11,3 metros, uma altura de 5,5 metros, com um diâmetro das pás dos rotores de 15,9 metros, um peso máximo à descolagem de 11 toneladas (12,7 com carga suspensa).
Foto via OSINT
Vídeo via "СУСПІЛЬНЕ НОВИНИ"
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