Patrulha aérea estratégica com bombardeiros russos e chineses sobre o Mar do Japão


Mar do Japão
29 de Novembro de 2024

Uma patrulha aérea estratégica conjunta das Forças Armadas do Exército de Libertação Popular da China e das Forças Armadas da Federação Russa, a 29 de Novembro de 2024, sobre o Mar do Japão. Em primeiro plano um caça J-16 das Forças Chinesas, armado com mísseis ar-ar PL-10 (curto-alcance, infra-vermelho) e PL-15 (longo-alcance, radar), depois um bombardeiro estratégico quadrimotor a hélice Tu-95MS das Forças Russas e, no plano mais afastado, dois bombardeiros estratégicos bimotores a jacto H-6N das Forças Chinesas.
Esta patrulha, ao atravessar, em espaço aéreo internacional, a "Air Defense Identification Zone" (ADIZ) da Coreia do Sul, KADIZ, motivou o acompanhamento por caças da Força Aérea Sul-Coreana (em alta-disponibilidade). A presença no espaço KADIZ desta patrulha, envolvendo um agregado de 11 aeronaves (cinco das Forças Chinesas e seis das Forças Russas), decorreu entre as 09:53 e e as 13:53 (hora local; UTC+9) de 29 de Novembro de 2024.
Trata-se, desde 2019, da 9.ª patrulha aérea estratégica conjunta realizada pela República Popular da China e pela Federação Russa. Na 8.ª patrulha, a 24 de Julho de 2024, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/07/bombardeiros-estrategicos-da-federacao.html , estiveram envolvidos dois Tu-95 da Força Aérea Russa e dois H-6 da Força Aérea da China, escoltados por caças Su-30SM e Su-35S da Força Aérea Russa, em espaço aéreo internacional, no Estreito de Bering, entre o Alaska (EUA) e a região de Chukotka ("Чукотский", Federação Russa) no espaço da ADIZ do Alaska, onde seriam acompanhados por caças da Força Aérea dos EUA e do Canadá.
As "Air Defense Identification Zone" (ADIZ), lit. "Zonas de Identificação de Defesa Aérea", existem actualmente em 20 países (Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Filipinas, Índia, Indonésia, Irão, Japão, Malásia, Mianmar, Noruega, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Rússia, Tailândia, Taiwan e Vietnam) e destinam-se, num espaço anterior ao espaço aéreo territorial, a identificar antecipadamente aeronaves que possam ser consideradas uma potencial ameaça à respectiva segurança nacional. As ADIZ são comunicadas à ICAO ("International Civil Aviation Organization"), ainda que não seja reguladas por esta, mas sim pelas autoridades nacionais.





Fotos editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo da CCTV News ("央视新闻"), "China Central Television"


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA