Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil em segurança ao G20


Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil
Novembro de 2024

Operacionais do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) da Marinha do Brasil, em embarcação semi-rígida Zodiac Hurricane (com dois motores fora de borda Yamaha de 200hp), e, em segundo plano, o NPa Macaé (P-70), navio-patrulha da Classe Macaé da Marinha do Brasil, junto à Praia do Flamengo e ao Aeroporto Internacional Santos Dumont (ICAO: SBRJ), geo-referenciação -22.93010437478382, -43.16011001003039 , ref. https://maps.app.goo.gl/6H6WmwR7zhdFBKr68na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil.
Estão afectos à operação de segurança à cimeira do fórum de cooperação económica internacional G20, que ali decorreu de 18 e 19 de Novembro de 2024, sob presidência do Brasil. À direita, na foto, a distintiva torre de 25 andares do Edíficio "Praia do Flamengo 200" e, em último plano, à sua retaguarda, o Morro do Corcovado com o Cristo Redentor.
Os operacionais do GRUMEC estão armados com espingarda automática Heckler & Koch HK 416 A3, em calibre 5,56×45mm NATO, equipada com mira óptica Aimpoint Comp M4; e com pistola Taurus PT 809, de 17+1 munições, em calibre 9x19mm Parabellum.
O GRUMEC foi estabelecido em 1970, sendo a unidade de Operações Especiais e Contraterrorismo da Marinha do Brasil, aquartelados na Ilha do Mocanguê Grande, em Niterói, no Estado do Rio do Janeiro. Os seus fundadores foram 2 oficiais e 2 praças habilitados pelo curso UDT-SEAL ("Underwater Demolition Team -SEa, Air and Land"), de 1964, da Marinha dos Estados Unidos, a que se juntaram, em 1971, 2 oficiais e 3 praças com a qualificação de "Nageurs de Combat" da Marinha Francesa. O GRUMEC combina assim, na sua origem, a ênfase da escola francesa nas actividades de mergulho, com a escola americana de operações combinadas em terra.
O NPa Macaé, número de amura P-70, ao serviço da Marinha do Brasil desde 9 de Dezembro de 2009, primeiro navio da classe Macaé de Navios Patrulha (que conta actualmente com 3 navios construídos e activos), desloca 500 toneladas, com 54.2 metros de comprimento, 9.3 metros de boca e 2.48 metros de calado. Sustenta uma velocidade máxima de 25 nós com uma autonomia operacional de 2 500 milhas náuticas (a 15 nós). Com uma guarnição de 35 elementos (podendo acomodar até 43), está armado, à vante, com 1 peça AOS 40mm, e com duas peças BMARC-Oerlikon GAM BO1 de 20mm em reparos simples (instalados nos bordos do convés superior, à ré da ponte de comando).







Fotos via Marinha do Brasil





Pontos críticos do Aeroporto Internacional Santos-Dumont e do Museu do Amanhã, onde a cimeira teve lugar, Cartografia e ortofotomapa via Google Maps, editado por "Espada & Escudo"

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