Aeronave não tripulada das forças russas armada com carga explosiva de "sapadores"


Kursk, Federação Russa
Novembro de 2024

Aeronave não tripulada "Molniya" ("Молния"), afecta às Forças Russas, sendo armada com ogiva explosiva e projectada em voo a partir de catapulta, na região de Kursk, Federação Russa, Novembro de 2024. A partir da região ucraniana de Sumy, a 6 de Agosto de 2024, iniciou-se uma incursão ofensiva e ocupação de território por parte de forças mecanizadas Ucranianas sobre esta região da Federação Russa.
Como ogiva está a ser usada uma carga moldada KZ-6, "КЗ-6", com 24 a 29 cm de comprimento e 11,2 cm de diâmetro, com uma massa total de até 4.8 kg contendo 1.8 kg de alto-explosivo TG-40, de detonação eléctrica. A carga moldada consegue penetrar blindagem de aço e estruturas de betão. Esta carga foi desenhada originalmente para uso por forças terrestres de engenharia de combate ("sapadores"), em contexto de penetração e destruição de viaturas blindadas e carros de combate (estáticos), inactivação de engenhos explosivos ou ainda sobre secções de edificações reforçadas (por exemplo instalações de comunicações). O uso das cargas KZ-6 tem sido referenciado frequentemente em uso por "drones" de ataque desta tipologia no Teatro de Operações da Ucrânia.
Os "Molniya" ("Raio"/"Relâmpago") são construídos em materiais leves (madeira de balsa, contraplacado, espuma, segmentos tubulares de alumínio), transportados em segmentos e montados no campo, tendo um envergadura estimada de 1,2 a 1,3 metros e uma massa total de 7 a 8 kg, podendo transportar uma carga até 5 kg com um alcance operacional na ordem dos 40 km. Estão referenciados em uso no Teatro de Operações da Ucrânia desde Maio de 2024, e uma versão 2 do mesmo está já em uso de campo desde o Outono.
No ombro esquerdo de um dos operadores, com uma caveira em posição central e granadas de morteiro na lateral, temos um "patch" do Grupo Wagner. O texto na parte superior corresponde a "Reverse Side Of The Medal" ("O Outro Lado da Medalha") e na parte inferior a "True To Yourself" ("Verdadeiro Para Contigo"), expressões que integram os lemas e registos de comunicação desta organização russa.
O Grupo Wagner ("Группа Вагнера"), fundado em 2014, em São Petersburgo, na Federação Russa, por Yevgeny Viktorovich Prigozhin, é um prestador de serviços para-militares, acumulando uma alargada experiência compreendendo acções no Leste da Ucrânia, na Síria, no Sudão, na República Centro Africana, na Líbia, na Venezuela, em Moçambique (Cabo Delgado) e no Mali.









Fotos editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации".



Artigo-poster infográfico "КЗ-6" via OSINT


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA