Viaturas de combate anfíbio dos "Marines" norte-americanos em treino nocturno no Sul da Califórnia


Califórnia, Estados Unidos da América (EUA)
27 de Outubro de 2024

Treinos trimestrais nocturnos de projecção e recolha de ACVs ("Amphibious Combat Vehicle", "Viatura de Combate Anfíbio") a partir do USS Somerset (LPD25), navio de assalto anfíbio da classe "San Antonio" da Marinha dos Estados Unidos, por parte de militares do 3.º Batalhão de Assalto Anfíbio (3rd AABn, alcunhados de "3rd Tracks") da 1.ª Divisão do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), na costa do Sul da Califórnia, EUA, a 27 de Outubro de 2024.
A ACV ("Amphibious Combat Vehicle", "Viatura de Combate Anfíbio"), é uma plataforma de 32 toneladas, com 9,2 metros de comprimento, 3,1 metros de largura e 2,9 metros de altura. Trata-se de uma viatura 8x8, anfíbia, guarnecida por 3 elementos e com capacidade de transportar até 13 militares equipados. Tem uma velocidade máxima de 105 km/h em estrada e de 6 nós em mar aberto, com um alcance de 532 km em terra e até 12 milhas náuticas no mar (aproximadamente 22 km).
As primeiras 36 unidades entregues, ACV-P, estão armadas com uma metralhadora pesada M2HB em calibre .50 BMG, sobre uma plataforma de operação remota ("Remote Controlled Weapon Station", RCWS). Construída pela BAE Systems / IVECO Defense Vehicules, a ACV foi aprovada pelo USMC em testes de capacidade operacional a 13 de Novembro de 2020, a que seguiu a passagem para produção em ritmo integral, a partir de 2021, para a entrega de mais 80 viaturas por ano ao longo dos 5 anos seguintes. Projectam-se variantes da mesma compreendendo torre com canhão automático de 30 mm (ACV-30), uma viatura de comando e controlo (ACV-C) e uma viatura de recuperação (ACV-R).






Fotos por Evan Diaz | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA