Projecção da logística do Exércitos dos Estados Unidos em contexto NATO via Porto de Setúbal rumo à Polónia


Setúbal, Portugal
5 de Novembro de 2024

O Exército dos Estados Unidos conduziu, em coordenação com as Forças Armadas Portuguesas, uma operação logística sobre o porto de Setúbal, a 5 de Novembro de 2024, com a descarga portuária e posterior transporte rodoviário rumo à Polónia, de 750 equipamentos da 3.ª Brigada da 1.ª Divisão Blindada (3/1 AD). Estes equipamentos compreenderam, entre outros, carros de combate M1 Abrams, viaturas blindadas de recuperação M88, viaturas blindadas de combate de infantaria M2 Bradley, HEMTT A4 ("Heavy Expanded Mobility Tactical Truck" A4) e JLTV ("Joint Light Tactical Vehicles"). Estes equipamentos fazem parte da rotação regular de forças afectas à Operação "Atlantic Resolve", iniciada em 2014, e que garante a presença de unidades combatentes dos EUA em contexto NATO no Teatro de Operações da Europa. Os equipamentos e efectivos da 3/1 AD, "Bulldog Brigade", destinam-se a render os efectivos actualmente destacados na Polónia do 1.º Batalhão do 66.º Regimento Blindado, "Iron Knights", da 4.ª Divisão de Infantaria do Exército dos Estados Unidos.
O transporte marítimo foi assegurado pelo navio mercante Endurance (IMO 9121273), que atracou no terminal da Sadoport do Porto de Setúbal ao final da tarde de 5 de Novembro de 2024, proveniente dos Estados Unidos da América, de onde largou a 5 de Outubro de 2024 do Porto de Beaumont, no Texas (tendo realizado escala de 30 de Outubro para 1 de Novembro de 2024 no Porto de Vlissingen, na Holanda). O transporte rodoviário para o Norte da Europa foi assegurado por operadores privados, sob a égide do operador alemão EMS-Fehn-Group (que agrega 18 companhias em 8 países). O Exército dos Estados Unidos destacou o Tenente-Coronel Mike Harrell, comandante do seu 839.º Batalhão de Transporte, para a coordenação desta operação.
O Endurance, detido e operado pela companhia norte-americana ARC ("American Roll-On Roll-Off Carrier"), é um cargueiro "Ro-Ro", designação curta para "Roll on - Roll off", que designa a tipologia de um cargueiro que permite que viaturas possam ser embarcadas e desembarcadas usando os seus próprios meios motrizes. Construído em 1996, tem 264,6 metros de comprimento e um boca de 32,29 metros, deslocando 72 708 toneladas. Com uma rampa capaz de operar carga até 320 toneladas, com uma largura de porta de 12 metros e uma altura de 6,25 metros, sustenta um espaço de carga de 4 923 metros quadrados.
Antes, a 7 de Dezembro de 2023, o Porto de Setúbal foi usado pela primeira vez num transporte logístico do Exército dos Estados Unidos, no seu contexto NATO no Teatro de Operações do continente Europeu. Tratou-se então da operação de retracção de 500 unidades de equipamento provenientes da Estónia (afectas à 1.ª Brigada "Bastogne" da 101.ª Divisão de Assalto Aerotransportado, num rotação após 9 meses de destacamento), com o navio cargueiro "Ocean Grand" (IMO 9681821). Tratou-se da "prova de conceito" da iniciativa de diversificação estratégica de pontos de operação para a projecção e retracção das suas forças.





Fotos por Sargento Daniel Yeadon | Exército dos Estados Unidos

Detalhe do rebocador "PORTUGS LISBOA" (IMO 8117495, MMSI 263623000), callsign CSXW7. Construído em 1982 pela TILLE SCHEEPSBOUW, Holanda. Comprimento de 28.7 metros, boca de 9 metros e calado de 4 metros, 251 toneladas.

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