Militar espanhol em treino com "drone" de reconhecimento Raven na Eslováquia
Eslováquia
16 de Outubro de 2024Um Primeiro-Sargento (OR-7) do Exército de Espanha ("Ejército de Tierra"), afecto à Brigada Multinacional NATO na Eslováquia, com uma aeronave não tripulada de reconhecimento Raven (RQ11B), do fabricante norte-americano AeroVironment, a 16 de Outubro de 2024 em treinos na Eslováquia.
Produzido desde 2004, com mais de 19 000 "airframes" construídos, o Raven tem uma massa de 2,2 kg, um comprimento de 90 centímetros e uma envergadura de asa de 1.4 metros, com um alcance de comunicações de 10 km e uma "endurance" de operação de 75 minutos. Equipado, de forma modular, com diferentes soluções electro-ópticas (permitindo uso diurno e nocturno), é usado como plataforma de recolha de informações e reconhecimento táctico. É lançado manualmente e recolhido por aterragem "dura".
A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária. O Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia é neste momento comandado, e desde o início de Julho de 2024, por Espanha, sendo composto por forças da Eslováquia, da República Checa, da Eslovénia, de Portugal, dos Estados Unidos e de Espanha.
Foto via Estado Maior da Defesa de Espanha ("Estado Mayor de la Defensa")
Comentários