Fuzileiros da Marinha Portuguesa em exercício de campo com infiltração ribeirinha, viaturas ultra-ligeiras e sistemas de acompanhamento do campo de batalha


Alcochete, Portugal Novembro de 2024
Militares da Unidade de Apoio de Combate (UAC) do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, no exercício FTX UAC ("Field Training eXercise" da UAC), a decorrer até 15 de Novembro de 2024 no Campo de Tiro de Alcochete, Portugal. Seguindo o conceito "Light and Fast", o exercício projecta dois Grupos de Combate, em botes pneumáticos "Zebro" por águas interiores, e a capacidade de morteiros, reconhecimento, anticarro e "Network Warfare" (especialidade militar que usa a recolha, processamento e transmissão de informação em rede, junto de forças dispersas, como uma vantagem competitiva).
O fuzileiro em primeiro plano opera um radio táctico portátil digital PRC-525, do fabricante português EID S.A., que assegura as comunicações nas frequências de 1.5 a 512 MHz com suporte de cifra e geo-referenciação satélite. O mesmo militar está equipado com um relógio Garmin Fenix (ecrã distorcido digitalmente na foto original). Em segundo plano, sentado, outro fuzileiro opera um equipamento Getac MX50 (um mini-tablet táctico com ecrã de 5.7 polegadas) como terminal de comunicações e informação táctica, parte do sistema de gestão de informação do campo de batalha ("Battlefield Management System", BMS) que permite obter uma actualização da imagem operacional comum ("Common Operational Picture", COP).
Esta plataforma de BMS foi desenvolvida por protocolo entre o consórcio constituído, sob a égide do Ministério da Defesa Nacional da República de Portugal, pelo Exército de Portugal, Marinha de Portugal, Autoridade Marítima Nacional, INESC-ID Lisboa e a Critical Software.
Encostada ao tronco do pinheiro, à direita na foto, está uma espingarda automática Heckler & Koch G3, em calibre 7.62×51mm NATO, modernizada, desde 2019, com aplicação de "kit" de "upgrade" do preparador sueco SPUHR, compreendendo a aplicação de um fuste ventilado (R-401), calha superior "Picatinny" (R-402), coronha ajustável (R-410), e equipada com miras óptica ("Red Dot Reflex") CompM4 do fabricante sueco Aimpoint.
Podemos ainda observar, em outro foto, uma viatura táctica ultra-ligeira 4x4 Traxter HD8, matrícula AP-83-19, do fabricante canadiano Can-Am.



Fotos via Marinha Portuguesa




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA