Sapadores espanhóis treinam com RPG-7 com carga de fragmentação em destacamento na Letónia


Letónia
2023  

Treino de fogos-reais com militares do Regimento de Engenharia N.º 11 ("Regimiento de Especialidades de Ingenieros" (REI) nº 11) do Exército de Espanha ("Ejército de Tierra"), afectos à sua XIII força destacada na Letónia, em contexto NATO "Enhanced Forward Presence" (eFP), em 2023.
Os engenheiros de combate espanhóis (ditos "sapadores") estão aqui armados com lançador de granadas-foguete RPG-7 ("РПГ-7"), do fabricante búlgaro Vazovski Mashinostroitelni Zavodi (VMZ), municiado com granada de alto-explosivo de fragmentação OFG-7 (do mesmo fabricante). O militar à esquerda na foto procede aqui à remoção da protecção dianteira da espoleta de contacto.
Os anéis concêntricos da granada correspondem a uma estrutura pré-fragmentada destinada, após detonação, a projectar um conjunto alargado de elementos metálicos visando, em particular, pessoal a descoberto e viaturas ligeiras não blindadas (diferindo da carga anti-carro mais comum). A granada OFG-7 tem uma ogiva de 3,2 kg com um diâmetro de 57mm (calibre de lançamento de 40mm) conseguindo projectar 342 fragmentos de 2 gramas cada.
Foto via Exército de Espanha ("Ejército de Tierra")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dois navios de transporte e assalto anfíbio da Marinha Russa rumando ao Mediterrâneo acompanhados pela Marinha Portuguesa

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO