KC-390 da Força Aérea Portuguesa com "pods" de guerra electrónica da Elbit Systems
Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
1 de Novembro de 2024
Detalhe do par de "pods" de guerra electrónica SPEAR AECM ("Active Electronic Counter Meausures"), da Elbit Systems, a equipar a aeronave KC-390 (26902, 497CDD), da Esquadra 506 – "Rinocerontes" da Força Aérea Portuguesa (FAP) prestes a aterrar em Natal, Brasil, a 1 de Novembro de 2024, para participação no "Exercício Cruzeiro do Sul" (CRUZEX) promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB).
A plataforma da Elbit Systems aqui instalada (e parte de um contrato de fornecimento a 5 anos junto da FAP, assinado em Outubro de 2019) compreende Sistema de Aviso de Radar e Laser, Sistema de Aviso de Mísseis guiados por Infra-Vermelho (IR), Sistema de Projecção de Contramedidas, Sistema Direccional de Contramedidas Infra-Vermelho (DIRCM) e Sistema Activo de Contra Medidas Electrónicas (AECM) - este sob a forma do par de "pods" SPEAR AECM aqui destacados, com 140 kg de massa, um comprimento de 2,2 metros e 41 cm de diâmetro.
O SPEAR AECM usa uma plataforma digital DRFM ("Digital Radio Frequency Memory") de recepção, análise e transmissão (multi-frequência) destinada a interferir via ERP ("Effective Radiated Power") com sistemas de radar de plataformas de detecção e defesa anti-aérea, sejam elas baseadas em meios terrestres, aéreos ou navais.
Composição e edição por "Espada & Escudo". Foto original por Suboficial Johnson Barros | CECOMSAER (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica) FAB. "Pod" SPEAR AECM em plano aproximado e com painéis removidos foto via Elbit Systems.
Comentários