Cadetes austríacos treinam exercício de atraso de progressão contra blindados 6x6 "Pandur"


Feistritz, Klagenfurt-Land, Áustria
12 a 14 de Novembro de 2024

Viaturas blindadas 6x6 "Pandur" Evolution ("EVO") afectas ao 17.º Batalhão de Infantaria Mecanizada ("Jägerbataillons 17"), da 3.ª Brigada de Infantaria ("3. Jägerbrigade"), "Schnelle Kräfte", das Forças Armadas da Áustria, em exercícios de 12 a 14 de Novembro de 2024 na região de Feistritz, Klagenfurt-Land, no Sul da Áustria. Estes elementos de infantaria mecanizada constituiram-se aqui como parte de uma força opositora, face a uma força de cadetes do 2.º ano da Academia Militar Austríaca, num exercício visando treinar estes num contexto de atraso da progressão aos primeiros.
Podemos observar o detalhe das consolas de 10.4 polegadas, ETC Mark IV (ESLAIT GmbH | Elbit), no interior da "Pandur". Na consola mais à direita, temos a visão via electro-óptico da plataforma de operação remota (RWS), WS4 Panther (ESLAIT GmbH | Elbit), com metralhadora pesada instalada ao topo do chassis; e, na consola à esquerda desta, a referência cartográfica do "Battle Management System" (BMS).
As "Pandur" Evolution ("EVO") são viaturas blindadas 6x6 de 19 toneladas, com um comprimento de 6,7 metros, uma largura de 2,60 metros e uma altura de 2,2 metros. Estão dotadas de protecção balística STANAG 4569 de nível 3 e de nível superior para protecção contra minas. Propulsionada por um motor diesel Cummins ISLe 450, de 6 cilindros, e com uma transmissão automática de 6 velocidades, ZF-6, consegue alcançar uma velocidade máxima de 118 km/h em estrada e de 82 km/h em campo. Tem uma guarnição de 3 elementos, podendo transportar 8 militares equipados. Está armada com uma plataforma de operação remota (RWS) equipada com metralhadora pesada M2 de calibre 12,7mm (podendo, modularmente, receber outras plataformas e sistemas de armas).
Tendo recebido as suas primeiras unidades em 2019, a Áustria recebeu a sua 50.ª unidade da Pandur "EVO" em Setembro de 2022, devendo receber mais 50 unidades até 2025, sob produção da General Dynamics European Land Systems-Steyr GmbH (GDELS-Steyr), a partir da sua unidade de produção em Viena.


Fotos por Paul Kulec via Forças Armadas da Áustria ("Bundesheer")



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA