T-55 AM das Forças da Letónia em treino de transição de barreiras anti-carro


Mežaine, Skundra, Letónia
11 de Outubro de 2024

Carro de combate T-55AM, das Forças Armadas da Letónia, em treino de transição de obstáculos de manobra anti-carro, a 11 de Outubro de 2024, na Letónia. Nas imagens podemos observar, em metal, os "Ouriços Checos" e, em betão, de forma piramidal, os "Dentes de Dragão". Estes exercícios decorrem na área de treino de Mežaine, geo-referenciação 56.728481851414784, 21.99379328892632 , ref. https://maps.app.goo.gl/2nSe4m1svJ3ArB9r6 , uma antiga base de radar soviética (Skundra-1 e Skundra-2), da década de 1960, com mais de 40 hectares, junto à localidade de Skundra, na região de Raņķi, município de Kuldīga, a 130 km a Oeste da capital, Riga.
O T-55A conta com uma peça estriada D-10T de 100 mm (com 43 munições armazenadas); com uma metralhadora co-axial PKT em calibre 7,62mm (com 3 500 munições); e com metralhadora pesada DShKM em calibre 12,7mm sobre a torre (com 300 munições). Tem um alcance operacional de 500 km e pode alcançar uma velocidade máxima de 50 km/h. Foi produzido na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) entre 1955 e 1981. A versão aqui presente, AM, corresponde a uma modernização da plataforma T-55A, com nova motorização, reforço de blindagem (BDD; estruturas suplementares nas laterais da torre), sistema de controlo de tiro Volna, medidor de distância laser sobre o cano da peça. As forças armadas da Letónia possuem algumas unidades operacionais do T-55AM usadas para instrução, formação e treino.
Os "Ouriços Checos" ("Železný Rozsocháč", na designação original checa) são um obstáculo contra a progressão de viaturas e carros de combate, construídos a partir de 3 vigas de aço (idealmente de perfil "I" ou perfil "L"), soldadas perpendicularmente. Esta designação tem origem nos finais da década de 1930, na Checoslováquia, onde foram construídos para uso nas fortificações defensivas da sua fronteira com a Alemanha. No decurso da 2.ª Guerra Mundial seriam usados amiúde nas mais diversas frentes de combate - desde a Muralha do Atlântico na defesa pelas forças alemãs da Normandia à frente Leste na defesa das posições soviéticas. São especialmente eficazes em espaços confinados - como são as zonas urbanas de construção densa.
Os "Dentes de Dragão" ("Drachenzähne", na designação original alemã) são elementos piramidais, de base quadrada, de betão, com 90 a 120 cm de altura, destinados a barrar ou atrasar a marcha de carros de combate. Foram usados pela primeira vez no decurso da 2.ª Guerra Mundial sendo combinados tipicamente com a aplicação contígua de minas anti-carro e de barreiras de arame-farpado.



Fotos por Sargento Eriks Kukutis | Ministério da Defesa da Letónia



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