Fragata "D. Francisco de Almeida" da Marinha Portuguesa em exercícios com porta-aviões ao largo da Escócia
Fragata NRP "D. Francisco de Almeida", número de amura F334 da Marinha Portuguesa, a operar sob a égide NATO, "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1), com o USS Harry S. Truman (CVN 75), porta aviões da Marinha dos Estados Unidos, no decurso dos exercícios "Strike Warrior" e "Neptune Strike", no Mar do Norte, ao largo da Escócia, de 21 a 25 de Outubro de 2024. Nestes exercícios estão aqui envolvidos dois "Carrier Strike Groups": um, da Marinha do Reino Unido, liderado pelo HMS Prince of Wales (R09); e outro, da Marinha dos Estados Unidos, liderado pelo USS Harry S. Truman (CVN 75).
O USS Harry S. Truman (CVN 75), ao serviço desde 1998 e o oitavo porta-aviões nuclear da classe Nimitz, comandado pelo (OF-5) Capitão de mar-e-guerra Dave Snowden, desloca 103 900 toneladas, com cerca de 6 000 militares e 90 aeronaves a bordo, tem 332,8m de comprimento e uma boca de 76,8m, com um calado de 11,3 metros, podendo sustentar uma velocidade máxima de 30 nós.
O NRP "D. Francisco de Almeida" largou da Base Naval de Lisboa a 29 de Julho de 2024 para, sob comando do Capitão-de-fragata (OF-4) Paulo Santos Garcia liderando uma guarnição de 167 elementos, integrar o SNMG1. Com a missão a decorrer, entre outros pontos, nas costas da Noruega, Grã-Bretanha e Islândia, estará de regresso a Lisboa a 16 de Novembro de 2024. A guarnição inclui um destacamento de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados (vulgo, "drones").
Fotos via Marinha Portuguesa e via NATO MARCOM
Comentários