Petroleiro "General Skobelev" com pavilhão da Federação Russa acompanhado pela Marinha Portuguesa ao largo da costa continental


Oceano Atlântico, Portugal
13 a 16 de Outubro de 2024

Navio "General Skobelev" ("Генерал Скобелев") (IMO 9503304), sob bandeira da Federação Russa, acompanhado pela corveta NRP António Enes (F471) da Marinha Portuguesa, sob comando do capitão-tenente Vítor Bruno Campos Cavaleiro, ao largo da costa Continental da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal, navegando em sentido Norte-Sul, a cerca de 7 de nós, ao longo de cerca de 57 horas de 13 a 16 de Outubro de 2024.
Tendo largado de São Petersburgo (Federação Russa), no Báltico, pelas 11:46 UTC de 1 de Outubro de 2024, o "General Skobelev" navega actualmente, pelas 17:51 UTC de 17 de Outubro de 2024, no Mediterrâneo, a 57 milhas náuticas a Norte de Orão ("وهران"), Argélia, a 9 nós, com rumo 70° (E/NE) e referenciando como destino Port Said, no Egipto. É comum, apesar desta indicação de destino, o mesmo rumar ao porto e base naval de Tartus ("طَرْطُوس") na Síria - a única base naval a partir da qual a Marinha Russa opera actualmente no Mediterrâneo, e onde foi já antes referenciado.
O "General Skobelev" (IMO 9503304) é um petroleiro de 13 000 toneladas, com 150 metros de comprimento, 17 metros de boca e 7 metros de calado, construído em 2008 pelos Estaleiros de Krasnoye Sormovo (em Nizhny Novgorod, Federação Russa), detido pela Pal Shipping Trader Three Co Ltd (La Valletta, Malta) e a operar sob bandeira da Federação Russa (registado em Taganrog, Таганрог, Rostov).
A Pal Shipping Trader Three Co Ltd é detida pela Bumerz Limited (Ilha de Man), detida por sua vez pela turca Bumerz Denizclik (Istambul), de que são accionistas, entre outros, Mustafa Erdoğan e Ahmet Burak Erdoğan, respectivamente irmão e filho de Recep Tayyip Erdoğan, o actual (12.º) Presidente da República da Turquia e antes, de 2003 a 2014, Primeiro-Ministro.
O nome do navio é uma atribuição honorífica a Mikhail Dmitriyevich Skobelev ("Михаил Дмитриевич Скобелев"), 1843-1882, um general Russo, herói da Guerra Russo-Turca de 1877-1878. Esta guerra emanou do interesse russo em estabelecer ligação com o Mar Mediterrâneo (um objectivo que não seria alcançado) e expandir a sua influência sobre a península dos Balcãs, na época sob domínio do Império Otomano.


Fotos via Marinha Portuguesa


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA