Fragata "D. Francisco de Almeida" da Marinha Portuguesa em manobra na Escócia


Faslane, Escócia
11 de Outubro de 2024

Fragata NRP "D. Francisco de Almeida", número de amura F334 da Marinha Portuguesa, a operar sob a égide NATO, "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1), em manobra de entrada para a Base Naval de Clyde, conhecida de forma comum, na Marinha Britânica, pelo nome da baía que lhe dá acesso, Faslane, na Escócia, a 11 de Outubro de 2024. Em segundo plano, no início do vídeo, o navio Argyle da operadora escocesa de transportes CalMac Ferries.
Em preparação para a participação do SNMG1 no exercício "Strike Warrior", a iniciar-se a 14 de Outubro de 2024, a NRP "D. Francisco de Almeida" juntou-se aqui às fragatas HNLMS De Ruyter (F804) e HNLMS Van Amstel (F831) da Marinha Holandesa, à fragata BNS Louise Marie (F931) da Marinha Belga, à corveta FGS Magdeburg (F261) da Marinha alemã e ao navio de reabastecimento e suporte HNoMS Maud (A530) da Marinha Norueguesa.
O NRP "D. Francisco de Almeida" largou da Base Naval de Lisboa a 29 de Julho de 2024 para, sob comando do Capitão-de-fragata (OF-4) Paulo Santos Garcia liderando uma guarnição de 167 elementos, integrar o SNMG1. Com a missão a decorrer, entre outros pontos, nas costas da Noruega, Grã-Bretanha e Islândia, estará de regresso a Lisboa a 16 de Novembro de 2024. A guarnição inclui um destacamento de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados (vulgo, "drones").
O NRP D. Francisco de Almeida (cujo nome homenageia o 1.º Vice-Rei da Índia e a sua liderança na Batalha Naval de 2 de Fevereiro de 1509 frente a Diu) é um navio de luta anti-submarina, construído no estaleiro de Schelde Group (Holanda), originalmente lançado à água a 21 de Novembro de 1992 e que viria a servir como HNLMS Van Galen (número de amura 834) na Marinha Holandesa, como sétimo navio da classe Karel Doorman. Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 15 de Janeiro de 2010, como o segundo navio da classe Bartolomeu Dias, com o número de amura F334.
Com uma guarnição base de 158 elementos, tem um comprimento de 122,25m, uma boca máxima de 14,4m, deslocando 3 320 toneladas, com uma velocidade máxima de 18 nós na variante de propulsão diesel (e de 29 nós com as turbinas a gás). Está armado com uma peça de artilharia OTO Melara de 76 mm; com até 16 mísseis RIM-7 “Sea Sparrow” (curto alcance, defesa antiaérea) em células verticais Mk 48 VLS (na lateral de bombordo do hangar); com até 2×4 mísseis Harpoon (longo alcance, anti-navio); com 2×2 tubos lança torpedos MK46; com sistema de defesa antimíssil e superfície, “Close-In Weapons System”, CIWS Goalkeeper, assente num canhão GAU-8 Avenger de 30 mm com 7 canos rotativos (“Gatling”); e podendo estar equipada com um helicóptero Westland Lynx Mk95, para o qual possuí hangar e convés de voo. Foi submetido, em 2022, ao programa de actualização de meia-vida.




Vídeo por Sheila Weir


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA