Sukhoi Su-24 da Força Aérea da Ucrânia com dois mísseis de cruzeiro Storm Shadow/SCALP-EG
Ucrânia
28 de Outubro de 2024
Aeronave Sukhoi Su-24M (designação NATO "Fencer"), da Força Aérea da Ucrânia, armada com dois mísseis de cruzeiro "Storm Shadow" / SCALP EG, e equipada, em posição central, com um depósito de combustível suplementar PTB-2000, Ucrânia, 28 de Outubro de 2024.
O "Storm Shadow" / SCALP EG ("Système de Croisière Autonome à Longue Portée - Emploi Général", Sistema de Míssil de Cruzeiro de Longo-Alcance - Uso Geral"), produzido pelo agregado europeu MBDA, e ao serviço desde 2002, é um míssil de cruzeiro, lançado a partir de aeronaves, cuja versão de exportação tem um alcance de 250 km (sendo a versão base capaz de 560 km). Tem uma massa total de 1 300 kg, um comprimento de 5,1 metros, um diâmetro de 48 cm, uma envergadura de asa de 3 metros, e transporta uma ogiva de 450 kg. Voa a uma altitude de 30 a 40 metros, com capacidade de seguimento do terreno, a uma velocidade de Mach 0,8 a 0,95. Incorpora navegação por inércia, GPS e TERPROM, com orientação na trajectória terminal com apoio de sensores electro-ópticos, compreendendo infra-vermelho e reconhecimento de imagem. Foi usado em contexto de combate nos Teatros de Operações do Iraque, da Líbia e da Síria, por parte das Forças Armadas Britânias e Francesas.
O Secretário de Estado da Defesa do Reino Unido declarou, a 11 de Maio de 2023, no Parlamento Britânico, o fornecimento destes mísseis de cruzeiro às Forças Armadas da Ucrânia e, a 11 de Julho de 2023, confirmação semelhante foi produzida pelo Presidente da República Francesa. A Força Aérea Ucraniana conta com o apoio de integração tecnológica das Forças Armadas da Polónia (que já decorre desde finais de 2022), para garantir que as plataformas de base russa ao serviço da Força Aérea da Ucrânia, designadamente as aeronaves Sukhoi Su-24, possam usar estes sistemas de armas ocidentais.
Entre outras acções no contexto do Teatro de Operações da Ucrânia, os "Storm Shadow" / SCALP EG foram usados pela Força Aérea da Ucrânia nos ataques conduzidos, de 13 a 22 de Setembro de 2023, sobre o edifício do Quartel-General (QG) da Frota do Mar Negro da Marinha da Federação Russa, junto à Base Naval de Sevastopol; sobre o Centro de Comando e Comunicações da mesma Frota, em Verkhnosadove; e sobre duas docas secas na Base Naval de Sevastopol (a cerca de 1 000 metros do edifício do Quartel-General) atingindo e provocando danos assinaláveis no submarino "Rostov-on-Don" (Project 636.3) e no navio de assalto anfíbio "Minsk" (Project 775), ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/09/misseis-storm-shadow-atacam-estruturas.html .
O Sukhoi Su-24 é um avião multi-propósito, de dois lugares (piloto e operador de sistemas de armas), com dois motores, com asas de geometria variável, supersónico (1 654 km/h), cuja primeira versão entrou ao serviço das Forças Armadas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1974, tendo sido produzidas cerca de 1 400 unidades até 1993. Tem um comprimento de 22,53 metros, uma envergadura de asa de 10,3 a 17,6 metros (conforme asas em posição mais recolhida ou mais afastada), com um peso máximo à descolagem de 43,7 toneladas. Está armado com um canhão automático de 23mm, de canos rotativos, Gryazev-Shipunov GSh-6-23M, com 500 munições. Pode receber até 8 toneladas de bombas, foguetes, mísseis, equipamento de gestão de alvos, de guerra electrónica e depósitos de combustível nos seus 9 pontos de fixação.
Foto via Força Aérea da Ucrânia
Comentários