Treino de abordagem de fuzileiros da Marinha Portuguesa em grupo naval NATO


Atlântico Norte Outubro de 2024
Treino de acção de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) de elementos do Destacamento de Abordagem da Unidade de Operações Especiais da Forças de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, a bordo da fragata NRP "D. Francisco de Almeida", número de amura F334 da Marinha Portuguesa, a operar sob a égide NATO, "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1), Outubro de 2024, Atlântico Norte.
Estão aqui armados com pistolas metralhadoras Heckler & Koch H&K MP5 ("Maschinenpistole 5"), em calibre 9x19mm Parabellum, de coronha retráctil, modernizadas com calha superior "Picatinny" (R-302), do fabricante sueco SPHUR e com óptica holográfica EOTECH HWS EXPS. Na MP5 visível em plano lateral, podemos observar um guarda-mão (R-301) do fabricante sueco SPHUR, equipado com "fore grip". Na MP5, em primeiro plano frontal, podemos observar guarda-mão SureFire 328 (com a respectiva lanterna táctica) e, na MP5 em segundo plano, outro guarda mão, do fabricante suíço Brügger & Thomet (B&T), modelo TL99, com "fore grip" (BT-21202) e lanterna táctica (BT-400971-4).
Na extremidade do cano, de cor azul, está a secção frontal do "kit" de conversão para uso com munições de treino "FX", não letais, ou de salva "SecuriBlank", da canadiana Simunition.
O NRP "D. Francisco de Almeida" largou da Base Naval de Lisboa a 29 de Julho de 2024 para, sob comando do Capitão-de-fragata (OF-4) Paulo Santos Garcia liderando uma guarnição de 167 elementos, integrar o SNMG1. Com a missão a decorrer, entre outros pontos, nas costas da Noruega, Grã-Bretanha e Islândia, estará de regresso a Lisboa a 16 de Novembro de 2024. A guarnição inclui um destacamento do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados (vulgo, "drones").



Fotos via SNMG1 | Comando Marítimo NATO (NATO MARCOM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA