Aeronave não tripulada "furtiva" Sukhoi S-70 das Forças Russas abatida sobre o Leste da Ucrânia
Kostyantynivka, Dontesk, Ucrânia 5 de Outubro de 2024
Aeronave não tripulada Sukhoi S-70 Okhotnik-B ("Caçador"), das Forças Armadas da Federação Russa, abatida sobre a região de Kostyantynivka ("Костянтинівка"), Donetsk, no Leste da Ucrânia a 5 de Outubro de 2024. Foi abatido por um míssil ar-ar disparado a curta-distância, a partir de uma aeronave Sukhoi S-57 (designação NATO "Felon") da Federação Russa, com a qual operava em parelha, provavelmente após ter sido acometido de uma anomalia de sistemas que impedia o controlo da sua operação.
O Sukhoi S-70 Okhotnik-B (Сухой С-70 "Охотник", "Hunter", "Caçador") é uma aeronave não tripulada de ataque, de características "furtivas" ("stealth"), de arquitectura "asa voadora", com seu primeiro protótipo lançado em 2018 e o primeiro voo operacional deste em 2019. Trata-se de uma evolução da plataforma Mikoyan Skat ("Микоян Скат"), com muitos dos seus componentes e estrutura partilhados da plataforma de aeronave tripulada Sukhoi S-57, com a qual é usado em parelha (podendo operar de forma independente e autónoma).
O "Caçador" tem um comprimento de 14 metros, uma envergadura de asa de 19 metros, um peso máximo à descolagem de 25 toneladas (com um "payload" de 3 toneladas de bombas e mísseis nas suas baias interna), sustentando uma velocidade de 1 000 a 1 400 km/h e com um alcance operacional de 5 a 6 000 km.
Em 2024 existiriam 4 unidades operacionais, correspondentes aos protótipos já desenvolvidos e testados (o original e 3 evoluções do mesmo). O ciclo de produção em série ter-se-à iniciado no segundo semestre de 2024. Terão um custo médio unitário na ordem dos 1.6 mil milhões de rublos (cerca de 166 milhões de USD).
Foto de campo e segmentos editados a partir de vídeos via OSINT. Fotos de referência protótipo "071", Centro de Testes de Akhtubinsk, Federação Russa, via OSINT
Comentários