Treino das operações especiais da Noruega com semi-rígida e corveta da classe Skjold
Noruega
8 de Fevereiro de 2024
Exercício no litoral da Noruega com uma embarcação semi-rígida da classe Max Manus (da finlandesa Boomeranger Boats Oy), afecta aos operacionais dos "Marinejegerkommandoen" (MJK) do Comando de Operações Especiais da Noruega (NORSOCOM, e uma corveta da classe Skjold da Marinha Norueguesa, a 8 de Fevereiro de 2024.
No detalhe da foto, no interior da secção central da popa podemos observar a retaguarda de uma das duas plataformas quadruplas de lançamento de mísseis anti-navio NSM ("Naval Strike Missile") e, à direita na foto, a secção circular de escape da propulsão por "waterjets" (a secção do lado oposto está oculta pelo operacional dos MJK).
As corvetas da classe "Skjold", construídas pela norueguesa Umoe Mandal, contam com 6 unidades produzidas e activas (P960 a P965), tendo a primeira entrado ao serviço em 1999 e a mais recente em 2012. Tratam-se de corvetas construídas em fibra de vidro e materiais compósitos de carbono, dotadas de capacidades "stealth" decorrentes de materiais RAM ("radar absorbent materials") e de "design" com ângulos deflectores e minimizadores de assinatura.
Com 47,5 metros de comprimento e 13,5 metros de boca, esta corveta desloca 274 toneladas em carga completa. Com uma guarnição de 15 elementos, está armada com 8 lança-mísseis anti-navio Kongsberg NSM (protegidos em baias internas, e com um alcance de 150km), com uma peça de 76mm Otobreda Super Rapid, com um alcance de 16 km, e com duas metralhadoras pesadas M2HB em calibre 12,7 mm. Conta ainda com a protecção do sistema de sensores e "decoys" Rheinmetall MASS ("Multi Ammunition Softkill System"), bem como mísseis terra-ar MBDA Mistral numa plataforma portátil.
São propulsionadas por uma plataforma combinada Renk COGAG de 4 turbinas a gás (2 unidades Pratt & Whitney ST18M e 2 unidades Pratt & Whitney ST40M) que alimentam dois "waterjets" da Kamewa (uma companhia sueca, adquirida pela Rolls Royce Marine em 1999 e, posteriormente, em 2019, pela Kongsberg). Podem sustentar, em mar calmo, mais de 60 nós, com velocidades em estados de mar intermédios a situarem-se entre os 25 e os 45 nós, com um alcance de 800 milhas náuticas (cerca de 1 500 km).
Comentários