Munições de 155mm de fabricante indiano em uso pelas Forças Armadas da Ucrânia
Ucrânia
Outubro de 2024
Munições de 155mm, do fabricante indiano Yantra India Limited (YIL), a serem carregados em plataforma de artilharia auto-propulsionada "Bohdana", sobre chassis Tatra T815-7, das Forças Armadas da Ucrânia, Outubro de 2024, no Teatro de Operações da Ucrânia.
Lotes alargados de munições deste fabricante indiano foram adquiridas pela italiana Meccanica per l'Elettronica e Servomeccanismi (MES) e re-exportadas para a Ucrânia no contexto da iniciativa multinacional liderada pela República Checa, desde inícios de 2024, para fornecimento de munições de artilharia às Forças Armadas da Ucrânia, com acções de "sourcing" e "procurement" conduzidas fora da União Europeia.
Esta plataforma de artilharia auto-propulsionada de 155 mm das Forças Armadas da Ucrânia, 2S22 "Bohdana", produzida em 2018 e com testes operacionais em 2021, foi desenvolvida na Ucrânia, pela KZTS, em Kramatorsk ("Краматорск"), originalmente sobre um chassis 6x6 KrAZ-6322, com um peso de 28 toneladas, transporta cerca de 20 munições (standard NATO), cujos projécteis consegue colocar numa cadência de 4 a 8 disparos por minuto. Conta com sistemas digitais de controlo, navegação e pontaria. Com a sua peça de 52 calibres consegue alcançar os 40 km com cargas standard e até 50 km com cargas assistidas por foguete. Pode disparar a munição M982 Excalibur guiada por inércia e satélite. Até 15 de Setembro de 2024 terão sido construídas e entregues 18 unidades, produzidas localmente.
A expressão "Bohdana" ("Богдана") é um substantivo feminino ucraniano que resulta das expressões "Boh" ("Бог"), Deus em português, e "Danyy" ("даний"), em português "Dádiva".
Fotos via OSINT
Comentários