"Destroyers" da Marinha dos Estados Unidos disparam mísseis interceptores contra mísseis balísticos do Irão visando Israel
Mediterrâneo Oriental
1 de Outubro de 2024
Disparo de um míssil interceptor anti-balístico SM-3 (Block IB), a partir de uma das células do sistema de lançamento vertical (VLS, "Vertical Launch System") Mark 41 à vante do "destroyer" USS Bulkeley, DDG 84, da Marinha dos Estados Unidos, a operar a partir do Mediterrâneo Oriental (juntamente com o USS Cole, DDG 67, ambos da classe Arleigh Burke), apoiando as Forças de Defesa de Israel face ao lançamento de 180 mísseis pelas Forças da República Islâmica do Irão, a 1 de Outubro de 2024.
O "Standard Missile" (SM)-3, Block IB, tem uma massa de 1,5 toneladas, um comprimento de 6,55 metros e um diâmetro de 34,3 cm, com uma velocidade máxima de Mach 8,8 e um alcance na ordem dos 1 000 km (e até 500 km de altitude; intercepção exoatmosférica). Armado com uma ogiva cinética (com uma energia equivalente a 31 kg de alto-explosivo TNT no ponto de impacto), é guiado por inércia, GPS, radar e infra-vermelho. A versão IA entrou em operação plena a partir de 2006, e a versão IB, com melhorias no sistema de orientação e alteração na ogiva, a partir de 2014.
Foto e recortes ampliados editados por "Espada & Escudo" a partir de vídeo por Joseph Macklin | Marinha dos Estados Unidos. Infografia via "Missile Defense Agency" (MDA)
Comentários