"Destroyer" japonês lança míssil de defesa anti-aérea ESSM em exercício no Mar das Filipinas


Oceano Pacífico, Mar das Filipinas, Guam
28 de Agosto de 2024

Lançamento de míssil de defesa anti-aérea "Evolved Sea Sparrow" (ESSM, RIM-162) a partir do "destroyer" JS Ariake (DD-109) da classe Murasame da Força Marítima de Autodefesa do Japão ("Japan Maritime Self-Defense Force", JMSDF; "海上自衛隊, 海自"), a 28 de Agosto de 2024, no decurso do exercício "Pacific Vanguard" desenvolvido pelas Marinhas dos Estados Unidos, Coreia do Sul, Canadá e Japão nas águas do Mar das Filipinas, em redor de Guam, no Pacífico Ocidental.
Com uma massa de 280 kg, um comprimento de 3,66 metros e um diâmetro de 254mm, o ESSM está armado com uma ogiva de fragmentação de 39 kg, com detonação por proximidade. Propulsionado por um motor Mark 134, de combustível sólido, tem um alcance superior a 50 km voando a uma velocidade de Mach 4, sendo guiado por radar e podendo receber actualização de objectivos durante o voo. Está ao serviço desde 2004.
A classe Murasame, de que o JS Ariake (ao serviço desde 2002) é o nono e último "destroyer", está equipada com plataforma de lançamento vertical Mark 48, com 16 células, podendo receber até 64 mísseis ESSM.





Foto em plano próximo via JMSDF | Foto em plano afastado por Greg Johnson (Marinha dos Estados Unidos)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA