Acção das Brigadas Al-Qassam e das Brigadas al-Quds com "sniper" em Gaza


Beit Hanoun, Faixa de Gaza 
7 de Outubro de 2024

Espingarda "Al-Ghoul" ("الغول"), mono-tiro, calibre 12.7x99mm, com mira óptica sueca Element Helix 6-24×50mm, operada por um "sniper" numa acção das Brigadas Izz ad-Din al-Qassam (Hamas) e das Brigadas al-Quds (Movimento da Jihad Islâmica Palestiniana), em operação no Leste de Beit Hanoun ("بيت حانون"), no Nordeste da Faixa de Gaza, a 7 de Outubro de 2024.
Em plano aproximado, na secção inferior da foto, é possível ler, nas 2 primeiras linhas em hebraico manuscrito: "Uma bala" ("כדור אחד") | "Um oficial" ("קצין אחד"), numa referência directa ao contexto da acção - visando atingir um oficial das Forças de Defesa de Israel (IDF).
Tratou-se de uma acção das Brigadas Izz ad-Din al-Qassam ("كتائب الشهيد عز الدين القسام"), o braço armado do Hamas ("حماس"), o Movimento de Resistência Islâmica, e das Brigadas al-Quds ("سرايا القدس", "Sarāyā al-Quds", "Brigadas de Jerusalém"), o braço armado do Movimento da Jihad Islâmica Palestiniana ("حركة الجهاد الإسلامي في فلسطين,").
Com uma velocidade inicial de 890 m/s, com alcance até aos 1500 a 2 000 metros, os projecteis deste calibre produzem uma balística terminal que permite, além de efeitos devastadores sobre pessoal a descoberto, perfurar, com munição standard, 25 a 30 mm de aço, aos 200 metros. À direita do atirador temos uma tabela balística (impressa) e uma calculadora para apoio à obtenção dos valores correspondentes aos ajustes a efectuar, em função dos parâmetros base de distância ao alvo e munição em uso, nas torretas da óptica, ou na escala do retículo.
Em 2005, a República Islâmica do Irão adquiriu 800 unidades da espingarda HS-50, calibre 12.7x99mm, ao fabricante austríaco Steyr Mannlicher (Styer Arms, desde 2006) e, posteriormente, por engenharia reversa, a "Individual Combat Industries Group" (ICIG) da "Defence Industries Organization" (DIO) no Ministério da Defesa iraniano, produziria uma versão local, a AM-50 "Sayyad" ("صیاد", "Caçador"), entretanto referenciada nos Teatros de Operações do Iraque, Síria, Gaza e Iémen. Está também disponível em calibre 14.5x114mm.
A "Al-Ghoul", referenciada em operação na Faixa de Gaza desde 2014, corresponde à designação local da AM-50, numa referência honorífica a Adnan Al-Ghoul ("عدنان الغول"), um ex-comandante das Brigadas Izz ad-Din al-Qassam, responsável de engenharia de desenho e construção local de sistemas de armas, morto pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) a 21 de Outubro de 2004.
Foto editada por "Espada & Escudo" a partir de vídeo publicado pelas Brigadas Izz ad-Din al-Qassam

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA