F-16 "Wild Weasel" da Força Aérea dos EUA em destacamento para o Médio Oriente
Chegada de um destacamento de F-16 CJ da 480.ª Esquadra de Caças ("Warhawks") da Força Aérea dos Estados Unidos, a operar sob a responsabilidade do respectivo CENTCOM, à Base Aérea de Prince Sultan ("قاعدة الأمير سلطان الجوية"), ICAO: OEPS, geo-referenciação 24.063032276975047, 47.570436767455334, ref. https://maps.app.goo.gl/ij2Eg3GijXZJcHrcA , Al Kharj, na Arábia Saudita. Esta base saudita dista cerca de 500 km do Golfo Pérsico, 950 km do Mar Vermelho e 1 000 km da capital do Iémen, Sana'a ("صنعاء").
A 480.ª Esquadra de Caças está sediada na Base Aérea de Spangdahlem, na Alemanha, sendo os seus F-16 CJ especializados em supressão de defesas aéreas inimigas. Este F-16 CJ (AF91 343 SP) está aqui armado com 1 míssil ar-ar AIM-9 Sidewinder, de curto-alcance, guiado por infra-vermelho e 2 AIM-120 AMRAAM, de médio alcance, guiados por radar. Está equipado com um "pod" de gestão de alvos AN/AAQ-28 Litening e com um "pod" AN/ASQ-213 HARM TS ("High-speed Anti-Radiation Missile Targeting System"), destinado ao suporte operacional aos mísseis anti-radar AGM-88 "HARM". Está ainda equipado com 2 depósitos suplementares de combustível e, ao lado destes, com 2 "pods" de transporte de bagagem e artigos pessoais do piloto ("travel pods").
O AGM-88 "HARM" ("High-speed Anti-Radiation Missile") é um míssil táctico, ar-superfície, anti-radar, que se destina a fixar, alcançar e destruir equipamentos inimigos dotados de equipamentos de radar, como sejam, por exemplo, plataformas de mísseis terra-ar. Voa a uma velocidade de 2 280 km/h (Mach 1.84) e tem um alcance operacional de até 150 km, com uma massa total de 355 kg, um comprimento de 4,1 metros, e transportando uma ogiva de 66 kg.
O uso deste tipo de arma insere-se no âmbito do que se designa formalmente por supressão e destruição de defesas aéreas inimigas (SEAD/DEAD, "Suppression of Enemy Air Defenses"/"Destruction of Enemy Air Defenses"). Durante a guerra do Vietname levou ao nome de código "Wild Weasel" ("Doninha Selvagem") ainda hoje usado coloquialmente para a designação deste contexto.
O CENTCOM é o acrónimo que designa o "United States Central Command", "Comando Central dos Estados Unidos", correspondendo o termo "Central" a uma referência geográfica que compreende o Médio-Oriente e partes da Ásia Central. Acrescem os comandos designados por EUCOM (Europa), AFRICOM (África) e INDOPACOM (Indo-Pacífico).
Comentários