Artilharia autopropulsionada russa com elementos de protecção adicional e de guerra electrónica no Leste da Ucrânia


Kurakhove, Donetsk, Ucrânia
Outubro de 2024

Operação de artilharia autopropulsionada 2S19 "Msta-S" ("Мста-C"), M2, de 152,4 mm, das Forças Armadas da Federação Russa em operação na linha da frente de Kurakhove ("Курахове"), Donetsk, no Leste da Ucrânia, em Outubro de 2024. A "Msta-S" apresenta-se aqui parcialmente coberta com elementos de rede camuflada, grelhas metálicas e "saias" de boracha visando protecção e ocultação face ao possível ataque de "drones" inimigos. Na secção dianteira da grelha de protecção na horizontal da torre, está instalado um equipamento de guerra electrónica "Fumigator" ("Фумигатор") do fabricante russo Laboratórios PPS ("Лаборатория ППШ"), destinado a interferir com as frequências de comando e navegação de "drones".
A 2S19 "Msta-S" M2, cujas primeiras unidades entraram ao serviço das Forças Russas em 2013, tem um massa de 43 toneladas, com 7,15 metros de comprimento e uma altura de praticamente 3 metros; assente sobre bases e componentes do chassis do T-80. A peça instalada é uma 2A64M2 de 152.4 mm com um alcance de 25 km com cargas standard e até 28,9 km com cargas especiais. Pode contar ainda com uma metralhadora pesada NSVT de 12,7 mm. Esta plataforma de artilharia pode disparar, além das diferentes tipologias de munição standard, as munições "Krasnopol" (9K25) guiadas por laser.
A designação "Msta" ("Мста") corresponde ao Rio do mesmo nome, no Norte da Rússia, que, nascendo no Lago Mstino, percorre os distritos de Tver e Novgorod, e desagua no Lago Ilmen.



"Fumigator" ("Фумигатор") do fabricante russo Laboratórios PPS ("Лаборатория ППШ")





Fotos editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA