Fragata portuguesa D. Francisco de Almeida escolta Operação "Clemenceau 25" do porta-aviões francês "Charles de Gaulle"
Mediterrâneo
Abril de 2025
O NRP D. Francisco de Almeida (F334), fragata da classe Bartolomeu Dias da Marinha Portuguesa, sob comando do Capitão-de-fragata Paulo de Carvalho dos Santos Garcia, liderando uma guarnição de 146 militares, vista a partir do reabastecedor de esquadra Jacques Chevallier (A725) afecto ao grupo naval do porta-aviões "Charles de Gaulle" (R 91) da Marinha Francesa, Abril de 2025. A fragata portuguesa, afecta à escolta deste grupo naval francês, enquadra aqui a fase final da operação "Clemenceau 25" da Marinha Francesa, realizando exercícios conjuntos.
Esta operação iniciou-se a partir de Toulon, França, a 28 de Novembro de 2024, e levou o porta-aviões "Charles de Gaulle" (R 91), acompanhado das fragatas Forbin (D620, classe Horizon), Provence (D653, classe Aquitaine, variante FR-ASW), Alsace (D656, classe Aquitaine, variante FR‑AAW), e do reabastecedor de esquadra Jacques Chevallier (classe homónina, A725), bem como de um submarino de propulsão nuclear, aos Teatros de Operações do Mar Vermelho, Índico (exercícios "Varuna" e "La Pérouse") e Pacífico (exercício Pacific Steller). Em regresso, cruzaram o Suez a 7 de Abril de 2025, e operam actualmente no Teatro de Operações do Mediterrâneo.
A fragata portuguesa, após ter participado, ao largo da costa ocidental de Portugal, de 10 a 12 de Março de 2025, no exercício nacional INSTREX-25 (que compreendeu a operação, entre outros meios aero-navais, de 3 fragatas da Marinha Portuguesa), largou da Base Naval de Lisboa (BNL) a 20 de Março de 2025, para integrar a Força Marítima Europeia (EUROMARFOR, "EUROpean MARitime FORce "). Trata-se de uma força não permanente, criada em Lisboa a 15 de Maio 1995, composta por França, Itália, Portugal e Espanha, e com capacidade de realizar operações aéreas, navais e anfíbias em contexto próprio ou em âmbito alargado da União Europeia, NATO ou da ONU.
O NRP D. Francisco de Almeida (cujo nome homenageia o 1.º Vice-Rei da Índia e a sua liderança na Batalha Naval de 2 de Fevereiro de 1509 frente a Diu) é um navio de luta anti-submarina, construído no estaleiro de Schelde Group (Holanda), originalmente lançado à água a 21 de Novembro de 1992 e que viria a servir como HNLMS Van Galen (número de amura 834) na Marinha Holandesa, como sétimo navio da classe Karel Doorman. Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 15 de Janeiro de 2010, como o segundo navio da classe Bartolomeu Dias, com o número de amura F334.
Tem um comprimento de 122,25m, uma boca máxima de 14,4m, deslocando 3 320 toneladas, com uma velocidade máxima de 18 nós na variante de propulsão diesel (e de 29 nós com as turbinas a gás). Está armado com uma peça de artilharia OTO Melara de 76 mm; com 16 mísseis Sea Sparrow (curto alcance de defesa antiaérea, plataforma Mk 48 VLS); com 2x4 mísseis Harpoon (longo alcance, anti-navio); com 2x2 tubos lança torpedos MK46; com sistema de defesa antimíssil e superfície, "Close-In Weapons System", CIWS Goalkeeper, assente num canhão GAU-8 30 mm com 7 canos rotativos ("Gatling"); e podendo estar equipada com um helicóptero Westland Lynx Mk95, para o qual possuí hangar e convés de voo.
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