Helicóptero EH-101 "Merlin" da Força Aérea Portuguesa em duas missões consecutivas de resgate médico ao largo dos Açores junto de um Paquete e de um "Super Yacht"


Oceano Atlântico, Açores, Portugal
17 a 18 de Abril de 2025

Helicóptero EH-101 "Merlin" (19604) da Esquadra 752 - "Fénix" da Força Aérea Portuguesa (FAP), a operar a partir da Base Aérea N.º 4 (BA4), Lajes, Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores, executou, de 17 para 18 de Abril de 2025, duas missões consecutivas de evacuação médica junto de dois navios ao largo da Região Autónoma dos Açores.
A primeira missão incidiu sobre o navio de passageiros de longo curso "Amera" (IMO 8700280), com bandeira das Bahamas, com 204 metros de comprimento e deslocando 39 000 toneladas, referenciado a cerca de 313 milhas náuticas (580 km) a Oeste da Ilha de São Miguel. O "Merlin" da FAP, tendo descolado da BA4 cerca das 19:55 UTC, resgatou um passageiro alemão de 77 anos, que apresentava um quadro clínico de acidente vascular cerebral e hemiparesia direita. O "Merlin" regressou à BA4 pelas 01:20 UTC, totalizando 5 horas e 25 minutos de tempo voo. O paciente foi transportado para o Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.
O "Merlin" foi apoiado nesta missão por uma aeronave C-295 da Esquadra 502 - “Elefantes", a operar da BA4, localizando e efectuando as primeiras comunicações com o navio. Descolou pelas 20:35 UTC e regressaria à Terceira pelas 00:45 UTC de 18 de Abril de 2025, volvidas 4 horas e 10 minutos de voo.
O "Amera" foi construído em 1988 pelos estaleiros finlandeses Wärtsilä Marine, sendo detido e operado desde 2019 pela Phoenix Reisen. Com uma capacidade para 835 passageiros, tripulado por 440 elementos, sustenta uma velocidade máxima de 22 nós (em cruzeiro de 18 nós). Largou de New York, nos EUA, a 11 de Abril de 2025, aportando por apenas algumas na Horta (Ilha do Faial, Açores) a 18 de Abril e seguindo desta para Ponta Delgada (Ilha de São Miguel, Açores). Navega actualmente, pelas 20:56 UTC de 19 de Abril de 2025 a 16 nós, a cerca de 37 milhas náuticas (68 km) a Leste de Ponta Delgada, rumando ao porto de A Coruña, na Comunidade Autónoma da Galiza, no Noroeste de Espanha.
A segunda missão, iniciada cerca de uma hora após o final da primeira, com o EH-101 a descolar pelas 03:20 da BA4, incidiu sobre o navio "DreAMBoat" (IMO 1012919), um "Super Yacht" de 90 metros e 2 900 toneladas com bandeira das ilhas Caimão, referenciado a cerca de 150 milhas náuticas (278 km) a Sul da Ilha Terceira. O "Merlin" da FAP resgatou uma tripulante de 24 anos, sul-africana, que apresentava um quadro clínico de episódios recorrentes de convulsão, regressando à BA4 pelas 06:40 UTC de 18 de Abril de 2025, completando aqui 3 horas e 20 minutos de voo. A paciente foi transportada para o Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.
O "DreAMBoat" cruzou o Canal do Panamá a 27 de Março de 2025, seguindo para uma passagem por Antígua e Barbuda, de 31 de Março a 11 de Abri de 2025, iniciando então a travessia do Atlântico. Aportaria a Ponta Delgada, a 18 de Abril de 2025, pelas 12:25 UTC, onde permanece atracado no presente momento, pelas 21:07 UTC de 19 de Abril de 2025.
Foi construído em 2019 pela holandesa Oceanco, com design exterior pela Espen Øino Internacional e interior pela Terence Disdale Design. Sustentando uma velocidade máxima de 18.5 nós (14 em cruzeiro) tem um alcance de 5 250 milhas náuticas. É operado por uma tripulação de até 3 dezenas elementos e pode transportar até 2 dezenas de passageiros. Projecta-se em 180 milhões de USD o seu valor e em cerca de 15 a 20 milhões de USD os seus custos anuais de operação.
É propriedade do norte-americano Arthur M. Blank (cujas iniciais AMB correspondem à grafia de capitulares usada no nome do navio), co-fundador da empresa Home Depot (como sede no Estado da Georgia), proprietário, entre outros activos, da equipa profissional de futebol americano Atlanta Falcons (do Estado da Georgia) e da equipa profissional de futebol Atlanta United FC (idem).
Estas acções foram dirigidas sob a égide do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada ("Maritime Rescue Coordination Centre", MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Centro de Busca e Salvamento Aéreo ("Rescue Coordination Center", RCC) das Lajes.
A Esquadra 752 da FAP tem origens que remontam a 1978, então com o cognome de "Pumas". Tendo sido desactivada em 1993, registou uma reactivação, entre 2008 e 2011 e agora, desde 16 de Maio de 2023, é reactivada com o cognome de "Fénix" e, sob actual comando do Capitão Ricardo Alexandre da Mota Costa e Horta, está afecta à Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, Vila Praia da Vitória, na Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores (RAA).
O Agusta-Westland EH-101 "Merlin" tem um comprimento de 19,30 metros, uma altura de 6,61 metros e uma envergadura de 18,60 metros. Propulsionado por 3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250, consegue uma velocidade de cruzeiro de 278 km/h com um raio de acção de 400 milhas náuticas (740km) e um tecto de altitude máxima de 4 575 metros. Com uma tripulação de 3 a 5 elementos, pode transportar até 30 militares equipados, com um peso máximo à descolagem de 14,6 toneladas. Pode ainda suportar uma carga alternativa exterior na ordem das 4,5 toneladas no seu gancho inferior de carga ("Under-Slung Load", USL).
Foto EH-101 "Merlin" (19604), em contexto de final de missão, via FAP. Foto de referência do "Amera", Guernsey, 2024, por Annawastaken. Foto de referência do "DreAMBoat", 2019, por Oceanco

Paquete, Amera, IMO 8700280. Foto de referência

Super Yacht, DreAMBoat, IMO 1012919. Foto de referência







Vídeo a partir do EH-101 sobre o paquete Amera, IMO 8700280. Via Esquadra 752 - "Fénix" da Força Aérea Portuguesa (FAP)
 



Amera, IMO 8700280
DreAMBoat, IMO 1012919


Anotações e referência de "tracking" via Vessel Finder por Espada & Escudo | OSINT

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