Treino táctico de Caçadores Austríacos em contexto urbano
Glainach, Áustria
Março de 2025
Militares do 26.º Batalhão de Caçadores ("Jägerbataillon 26", JgB 26) da 6.º Brigada de Montanha ("6. Gebirgsbrigade") do Exército Austríaco, em exercícios tácticos de combate em contexto urbano, na Área de Treino Militar de Glainach ("Truppenübungsplatz Glainach"), na Áustria, a 240 km a Sudoeste da capital, Viena, junto à fronteira com Eslovénia, Março de 2025.
Estão armados com a nova Sturmgewehr (StG) 77 A1 MOD, em calibre 5.56×45mm NATO, equipada com mira óptica Meopta de 3 aumentos, com uma AimPoint Micro T-2 ("Red Dot"), para uso em combate de curta distância, instalada sobre a calha Picatinny existente no topo da mesma; está equipada ainda com um módulo iluminador apontador laser táctico da Rheinmetall, LLM-01 (JT LMT 700 AA). As StG 77 A1 MOD, que entraram ao serviço das forças da Áustria a partir de 16 de Fevereiro de 2023, correspondem uma versão customizada da plataforma Steyr AUG A3 SF.
Estão ainda equipados com sistema de treino laser da sueca SAAB - com sensores visíveis, de cor vermelha, nos seus capacetes (bem como os respectivos apontadores visíveis sobre a secção superior dianteira do cano das suas Stg77 A1 MOD).
A peça com marcação de cor amarela que podemos observar na extremidade do cano da arma, corresponde a um adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos.
No ombro direito da militar austríaca mais à direita da foto, podemos, acima do emblema do "Jägerbataillon 26", identificar a sigla "KIOP / KPE", correspondente a "Kommando Internationale Operationen" / "Kräfte zur Poolung von Einsätzen", lit. "Comando de Operações Internacionais / Forças de Destacamento", denotando um elemento preparado para Forças Nacionais Destacadas em contexto internacional, como seja, por exemplo, a participação austríaca, na KFOR no Kosovo (contexto NATO), ou na UNIFIL no Líbano (contexto ONU).
Comentários