"Bohdana" de 155mm do Exército Ucraniano na Frente Leste


Toretsk, Ucrânia 
7 de Abril de 2025

Preparação de cargas propulsoras (a branco) e projectil (na vertical) para disparo de plataforma de artilharia auto-propulsionada "Bohdana" de 155mm ao serviço da 100.ª Brigada Mecanizada Independente ("100-та окрема механізована бригада", 100 ОМБр, A4723), Exército Ucraniano, coberta por rede de camuflagem numa posição escavada, na linha da frente junto a Toretsk ("Торецьк"), a cerca de 25 km a Sul-Sudeste de Bakhmut ("Бахмут") no Leste da Ucrânia, a 7 de Abril de 2025.
Esta plataforma de artilharia auto-propulsionada de 155 mm das Forças Armadas da Ucrânia, 2S22 "Bohdana", produzida originalmente em 2018 e com testes operacionais em 2021, foi desenvolvida na Ucrânia, pela KZTS, em Kramatorsk ("Краматорск"), originalmente sobre um chassis 6x6 KrAZ-6322, com um peso de 28 toneladas, transporta cerca de 20 munições (standard NATO), cujos projécteis consegue colocar numa cadência de 4 a 8 disparos por minuto.
Com uma guarnição de 5 elementos, conta com sistemas digitais de controlo, navegação e pontaria (podendo também operar com sistemas ópticos tradicionais). Com a sua peça de 52 calibres consegue alcançar os 40 km com cargas standard e até 50 km com cargas assistidas por foguete. Pode disparar a munição M982 Excalibur guiada por inércia e satélite. Até 15 de Setembro de 2024 terão sido construídas e entregues 18 unidades, produzidas localmente. A expressão "Bohdana" ("Богдана") é um substantivo feminino ucraniano que resulta das expressões "Boh" ("Бог"), Deus em português, e "Danyy" ("даний"), em português "Dádiva".


Fotos por Oleksandr Ratushniak | Reuters




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA