Helicóptero "Merlin" da Força Aérea Portuguesa em treino conjunto de inserção de dois oficiais da Marinha Francesa no submarino "Le Tourville" ao largo da Ilha da Madeira




Oceano Atlântico, Região Autónoma da Madeira, Portugal 30 de Março de 2025
A 30 de Março de 2025, a 30 milhas náuticas (55 km) a Norte da Ilha da Madeira, um helicóptero EH-101 "Merlin" (19609) da Esquadra 751 - "Pumas" da Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou uma operação de treino conjunto para a inserção de um (OF-8) Vice-Almirante e de um (OF-5) Capitão de Mar e Guerra da Marinha Francesa no submarino de propulsão nuclear "Le Tourville" (S367), o terceiro e mais recente da classe "Suffren" da Marinha Francesa, comandado pelo (OF-4) Capitão de Fragata Laurent Falhun. Esta acção decorre sob acompanhamento da "Commission Permanente des Programmes et des Essais" (CPPE), a entidade francesa que supervisiona os testes e ensaios de novos meios militares, como é o caso deste submarino que entrou ao serviço há cerca de 4 meses.
Tendo largado de Toulon, em França, a 25 de Janeiro de 2025, esteve em visita oficial a Lisboa a 14 de Fevereiro de 2025, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/02/le-tourville-o-mais-recente-submarino.html e, mais tarde, a 10 de Março de 2025, após atravessar o Atlântico, alcançaria o porto de Halifax, no Canadá. A presente acção, a Norte da Ilha da Madeira, decorre já na viagem de regresso do mesmo, cruzando novamente o Atlântico.
Ao serviço desde 16 de Novembro de 2024, o submarino "Le Tourville" desloca 5 300 toneladas submerso, com um comprimento de 99,5 metros e uma boca de 8,8 metros, com um calado de 7,3 metros. Capaz de uma velocidade máxima de 27 nós, com uma guarnição de 65 elementos, está equipado com 4 tubos lançadores de 533mm (21 polegadas) que podem ser armados com mísseis anti-navio Exocet SM39 Mod2, torpedos F21 Artemis, mísseis de cruzeiro de ataque terrestre MdCN e mísseis de defesa anti-aérea A3SM (VL MICA). O submarino conta com 20 posições de armazenamento para diferentes combinações deste armamento. A classe "Suffren", parte do programa de construção "Barracuda" da Marinha Francesa com 6 unidades projectadas até 2028, conta com 3 unidades construídas e ao serviço ("Suffren", S635; e "Duguay-Trouin", S636; e "Tourville", S367).
Podem receber, à ré da vela, módulo, amovível, de abrigo de doca seca ("Dry Deck Shelter", DDS), destinado a permitir a operação de militares das respectivas forças de operações especiais, compreendendo a possibilidade de uso dos seus veículos submarinos (como seja o armazenamento, projecção e recolha do PSM3G, "Propulsor Sous-Marins 3ème Génération", com 8,5 metros e capacidade para 6 mergulhadores de combate).










Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeos via FAP



Le Tourville, S367, Marinha Francesa, em mar aberto Madeira, Atlântico

Vistas "cockpit" EH-101 da FAP Abertura de porta e vista do Le Tourville, S367


Descida de (OF-8) Vice-Almirante ("Vice-Amiral") da Marinha Francesa Emblema da "Fregate Bretagne" [D655]




Descida de (OF-8) Vice-Almirante ("Vice-Amiral") da Marinha Francesa Emblema da "Fregate Bretagne" [D655] Perspectiva do Recuperador-Salvador da FAP

Descida de (OF-5) Capitão de Mar e Guerra ("Capitaine de Vaisseu") da Marinha Francesa Emblema da CPPE, "Commission Permanente des Programmes et des Essais"


Descida de (OF-5) Capitão de Mar e Guerra ("Capitaine de Vaisseu") da Marinha Francesa Emblema da CPPE, "Commission Permanente des Programmes et des Essais"
Perspectiva do Recuperador-Salvador da FAP




Preparação de cabos entre EH-101 da FAP e Le Tourville, S367, Marinha Francesa



Vídeo - Resumo


Vídeos via FAP



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA