Helicóptero "Merlin" da Força Aérea Portuguesa em treino conjunto de inserção de dois oficiais da Marinha Francesa no submarino "Le Tourville" ao largo da Ilha da Madeira
A 30 de Março de 2025, a 30 milhas náuticas (55 km) a Norte da Ilha da Madeira, um helicóptero EH-101 "Merlin" (19609) da Esquadra 751 - "Pumas" da Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou uma operação de treino conjunto para a inserção de um (OF-8) Vice-Almirante e de um (OF-5) Capitão de Mar e Guerra da Marinha Francesa no submarino de propulsão nuclear "Le Tourville" (S367), o terceiro e mais recente da classe "Suffren" da Marinha Francesa, comandado pelo (OF-4) Capitão de Fragata Laurent Falhun. Esta acção decorre sob acompanhamento da "Commission Permanente des Programmes et des Essais" (CPPE), a entidade francesa que supervisiona os testes e ensaios de novos meios militares, como é o caso deste submarino que entrou ao serviço há cerca de 4 meses.
Tendo largado de Toulon, em França, a 25 de Janeiro de 2025, esteve em visita oficial a Lisboa a 14 de Fevereiro de 2025, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/02/le-tourville-o-mais-recente-submarino.html e, mais tarde, a 10 de Março de 2025, após atravessar o Atlântico, alcançaria o porto de Halifax, no Canadá. A presente acção, a Norte da Ilha da Madeira, decorre já na viagem de regresso do mesmo, cruzando novamente o Atlântico.
Ao serviço desde 16 de Novembro de 2024, o submarino "Le Tourville" desloca 5 300 toneladas submerso, com um comprimento de 99,5 metros e uma boca de 8,8 metros, com um calado de 7,3 metros. Capaz de uma velocidade máxima de 27 nós, com uma guarnição de 65 elementos, está equipado com 4 tubos lançadores de 533mm (21 polegadas) que podem ser armados com mísseis anti-navio Exocet SM39 Mod2, torpedos F21 Artemis, mísseis de cruzeiro de ataque terrestre MdCN e mísseis de defesa anti-aérea A3SM (VL MICA). O submarino conta com 20 posições de armazenamento para diferentes combinações deste armamento. A classe "Suffren", parte do programa de construção "Barracuda" da Marinha Francesa com 6 unidades projectadas até 2028, conta com 3 unidades construídas e ao serviço ("Suffren", S635; e "Duguay-Trouin", S636; e "Tourville", S367).
Podem receber, à ré da vela, módulo, amovível, de abrigo de doca seca ("Dry Deck Shelter", DDS), destinado a permitir a operação de militares das respectivas forças de operações especiais, compreendendo a possibilidade de uso dos seus veículos submarinos (como seja o armazenamento, projecção e recolha do PSM3G, "Propulsor Sous-Marins 3ème Génération", com 8,5 metros e capacidade para 6 mergulhadores de combate).
Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeos via FAP
Le Tourville, S367, Marinha Francesa, em mar aberto
Madeira, Atlântico
Vistas "cockpit" EH-101 da FAP
Abertura de porta e vista do Le Tourville, S367
Descida de (OF-8) Vice-Almirante ("Vice-Amiral") da Marinha Francesa
Emblema da "Fregate Bretagne" [D655]
Descida de (OF-8) Vice-Almirante ("Vice-Amiral") da Marinha Francesa
Emblema da "Fregate Bretagne" [D655]
Perspectiva do Recuperador-Salvador da FAP
Descida de (OF-5) Capitão de Mar e Guerra ("Capitaine de Vaisseu") da Marinha Francesa
Emblema da CPPE, "Commission Permanente des Programmes et des Essais"
Descida de (OF-5) Capitão de Mar e Guerra ("Capitaine de Vaisseu") da Marinha Francesa
Emblema da CPPE, "Commission Permanente des Programmes et des Essais"
Perspectiva do Recuperador-Salvador da FAP
Preparação de cabos entre EH-101 da FAP e Le Tourville, S367, Marinha Francesa
Vídeo - Resumo
Vídeos via FAP
Comentários