Treino de paraquedistas norte-americanos com viaturas blindadas "Humvee" armadas com mísseis anti-carro TOW


Fort Johnson, Vernon, Louisiana, Estados Unidos da América 3 de Abril de 2025

Paraquedistas da 2.ª Brigada de Combate ("Brigada Falcão") da 82.ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos, treinam a 3 de Abril de 2025, Fort Johnson, Vernon, Louisiana, Estados Unidos da América, em duas viaturas tácticas ligeiras blindadas 4x4 HMMWV ("High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle"), vulgo "Humvee", modelo M1167, armadas com plataforma M41 ITAS-IFIL lança-mísseis guiados anti-carro TOW e com metralhadora média M240 (FN MAG) em calibre 7.62×51mm NATO (com mira óptica ELCAN M145 de 3.4x).
Produzida pela norte-americana Raytheon, a plataforma M41 TOW compreende o ITAS ("Improved Target Acquisition System"), sistema melhorado de aquisição de alvos. É composto, além do tubo de lançamento e do respectivo apoio, pelo sistema de aquisição de alvos ("Target Acquisition System, TAS), na foto à direita do tubo, com os seus sensores electro-ópticos (visão infra-vermelho, medição laser de distância, controlo digital); pelo sistema de controlo de fogo ("Fire Control System, FCS), , logo abaixo, na base da plataforma; e pela unidade de bateria de alimentação ("Battery Power Source", BPS). No topo da plataforma ITAS, está instalado o módulo PADS ("Position Attitude Determination Subsystem"), que permite a implementação da arquitectura de FTL ("Far Target Location") de localização, com apoio de GPS, de alvos distantes.
Os mísseis BGM-71 TOW ("Tube-launched, Optically tracked, Wire-guided", "Lançados de Tubo, Acompanhados Ópticamente, Guidados por Fio"), com uma massa de 22 kg e armados com uma ogiva de 6 kg, têm um alcance operacional de 4 km, com uma velocidade de 278 m/s (mod. E/F).
Foto por Sargento Dominick Smith | Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA