"Drones" de superfície "Rampage" do fabricante norte-americano Havoc AI em testes e demonstração em Tróia


Tróia, Grândola, Portugal 
16 de Abril de 2025

"Drones" de superfície "Rampage" do fabricante norte-americano Havoc AI em testes e demonstração em Tróia | Tróia, Grândola, Portugal | 16 de Abril de 2025
Demonstração de capacidades de sistema não tripulado de superfície "Rampage", do fabricante norte-americano Havoc AI (de Providence, no Estado de Rhode Island), a operar a partir do Ponto de Apoio Naval (PAN) de Tróia, georreferenciação 38.47488963420348, -8.870645983337598 , ref. https://maps.app.goo.gl/qZuQeacGGKLWN5FB7 , no decurso de uma visita do chefe de governo da República Portuguesa, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro, ao Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), a 16 de Abril de 2025.
O fabricante Havoc AI, fundado em Janeiro de 2024, com testes alargados do seu "Rampage" (com 9 unidades em simultâneo) referenciados em Tróia em Fevereiro de 2025, tem em curso, na semana de 14 a 18 de Abril de 2025, com o Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos, um conjunto integrado e simultâneo de testes e demonstrações dos seus equipamentos, em 3 locais: no Hawaii, em Portugal e no Atlântico Ocidental.
Neste mesmo contexto esteve aqui presente o (OF-6) Capitão de Mar e Guerra Privette da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"), com a qualificação de "Surface Warfare Officer" (SWO) e, no seu ombro esquerdo, com o "patch" da "Commander Task Force - 66" (CTF-66), estabelecida em 2024 com a missão de desenvolver e integrar soluções e sistemas não tripulados.
Antes, a 17 de Março de 2025, o Comandante da CTF-66, (OF-7) Contra-Almirante Michael S. Mattis, reuniu em Tróia com o (OF-9) Almirante Jorge Manuel Nobre de Sousa, Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), para debaterem as iniciativas em termos de sistemas não tripulados e partilhar testes e demonstrações a decorrer no CEOM com os "Rampage". Neste mesmo contexto, esteve também ali presente o (OF-9) Almirante Stuart B. Munsch, Comandante das Forças Navais dos EUA nos Teatros de Operações Europa e África (NAVEURAF), tendo reunido com o CEMA e com o (OF-8) Vice-Almirante Fernando Jorge Pires, Director de Navios da Marinha Portuguesa.
O "Rampage" é um USV ("Unmanned Surface Vessel") com capacidades de operação autónoma e em formação (vulgo "swarm"), com 14 pés (4,2 metros) de comprimento, podendo transportar uma carga de até 300 libras (136 kg) a uma distância de 150 milhas náuticas (278 km), com uma velocidade máxima de 15 nós. Tem um motorização totalmente eléctrica da Torqeedo, suportada por painéis de energia solar (315w) no topo da secção de vante.
O CEOM, responsável pela gestão, operação e manutenção da Zona Livre Tecnológica (ZLT) Infante D. Henrique e um centro de testes NATO DIANA ("Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic"), incorpora a Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV).
Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo via Luis Montenegro


Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo via Luis Montenegro





Vídeo testes de Fevereiro de 2025, Tróia, por HavocAI







Fotos (por Novalee Manzella, "U.S. Navy") das interacções entre os oficiais da "U.S. Navy" e os oficiais da Marinha Portuguesa em Portugal a 17 de Março de 2025






Emblema da "Commander Task Force - 66" (CTF-66) da "U.S Navy"




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch