Exercício com desembarque de força de viaturas anfíbias de lagartas AAV7-A1 do Exército Italiano


Sardenha, Itália 
Abril de 2025

Viaturas anfíbias de lagartas AAV7-A1 da "Brigata Marina San Marco", largadas a partir de um dos navios da frota de assalto anfíbio da Marinha Italiana, no decurso da corrente edição do exercício "Mar Aberto" ("Mare Aperto"), Sardenha, Itália, em inícios de Abril de 2025.

A Marinha Italiana projectou aqui, entre outros meios, toda a sua frota de assalto anfíbio, composta pelos 3 navios da classe "San Giorgio" ("San Giusto", L9894; "San Marco" L9893; "San Giorgio" L9892, ) e pelo novo "Trieste" (L9890), um porta-helicópteros e navio de assalto anfíbio multi-propósito, ao serviço desde Dezembro de 2024 e o maior navio actualmente ao serviço das Forças Armadas Italianas.
O "Mar Aberto", o maior exercício anual conduzido pela Marinha Italiana ("Marina Militare"), conta nesta edição, iniciada a 26 de Março de 2025 e a decorrer, ao longo de 3 semanas, até 18 de Abril de 2025, com a participação de vários aliados NATO. Decorre sobre o Teatro de Operações do Mar Tirreno (entre a costa Oeste da Itália (Lazio), o Leste da Córsega e da Sardenha e o Norte da Sicília). O exercício prolongar-se-à, a Leste, até Creta e, a Oeste, até às Baleares.
Desenhadas e construídas pelas norte-americanas FMC Corporation e United Defense, actual BAE US Combat Systems, as AAVP-7A1 ("Amphibious Assault Vehicle") são viaturas, de lagartas, de 30 toneladas, com uma guarnição de 3 elementos, podendo transportar até 21 militares. Estão armadas, na sua torre, com um lança-granadas automático Mk. 19 de 40mm (com 96 munições equipadas e 768 armazenadas) e com uma metralhadora pesada M2HB em calibre .50 BMG (com 200 munições equipadas e 1 000 armazenadas). Com uma velocidade máxima de 72 km/h em estrada e uma velocidade de 13 km/h na água, têm um alcance operacional de 480 Km em terra e são capazes de percorrer até 20 milhas náuticas (em mar de estado 5, na escala de Douglas). São conhecidos na gíria do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC) como "amtracs", abreviatura de "amphibious tractor", literalmente "tractor anfíbio". As Forças Italianas possuem actualmente 17 destas viaturas no seu inventário.
A operar actualmente sob a égide da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR, "EUROpean MARitime FORce "), o NRP D. Francisco de Almeida (F334) fragata da classe Bartolomeu Dias da Marinha Portuguesa, sob comando do Capitão-de-fragata Paulo de Carvalho dos Santos Garcia, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/03/fragata-d-francisco-de-almeida-da.html , é um dos navios europeus a participar neste exercício.





Fotos via Ministério da Defesa de Itália



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA