Exercício NATO de luta anti-submarina na Islândia
Atlântico Norte, Baía de Faxa, Islândia
28 de Abril de 2025
Submarino U33 da classe Type 212A da Marinha Alemã no decurso do exercício NATO de luta anti-submarina (ASW) "Dynamic Mongoose", sobre o Teatro de Operações do "GIUK Gap", na Baía de Faxa ("Faxaflói"), ao largo de Reykjavík, Islândia, a 28 Abril de 2025. "GIUK Gap" (acrónimo resultante de "Greenland-Iceland-UnitedKingdom", GIUK) correspondente ao espaço ("gap") de navegação entre a Gronelândia, a Islândia e o Reino Unido.
Nas fotos podemos observar um exercício com um dos helicópteros Airbus H225 (TF-EIR, 4CC51C) da Guarda Costeira da Islândia ("Landhelgisgæsla Íslands"), a operar a partir de Keflavík; bem como a vista a partir do periscópio do submarino alemão da fragata HNLMS Tromp (F803) da classe De Zeven Provinciën da Marinha Holandesa e do navio de patrulha oceânico "Freyja" (IMO 9455105) da Guarda Costeira da Islândia.
Nesta edição de 2025 do exercício anual "Dynamic Mongoose", iniciado a 28 de Abril e a decorrer até 9 de Maio de 2025, estão envolvidos meios-aeronavais da Polónia, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Noruega, Reino Unido, Islândia, Canadá e Estados Unidos da América. Esta edição é coordenada localmente pela Guarda Costeira da Islândia sob a égide do Comando Marítimo Aliado da NATO ("NATO Allied Maritime Command", MARCOM).
O submarino U33, terceiro da classe Type 212A, ao serviço da Marinha Alemã desde 2006, desloca 1 830 toneladas quando submerso, tem 56 metros de comprimento, uma boca de 7 metros e um calado de 6 metros. De propulsão diesel-eléctrica, tem uma velocidade máxima de 20 nós e um alcance operacional de 14 800 km. Com uma guarnição de 27 elementos, está armado com 6 tubos de 533mm que podem projectar torpedos DM2A4, A184 Mod 4 e Black Shark, bem como míssil IDAS. Está equipado com plataforma de propulsão diesel-eléctrica independente de ar (AIP), que reduz substancialmente a necessidade de ar para a operação regular do seu motor diesel-eléctrico (podendo operar até 3 semanas submerso sem recurso a "snorkelling"). A Alemanha conta actualmente com seis submarinos da classe Type212A (dois, mais recentes, na variante "Batch II").
A Guarda Costeira da Islândia possui actualmente três unidades do helicóptero Airbus H225 ao serviço, afectas às missões de busca e salvamento ("Search and Rescue", SAR), evacuação sanitária, patrulhamento e observação. Têm os registos de matrícula TF-GNA (Abril de 2021), TF-GRO (Julho de 2019) e TF-EIR (Março de 2019).
Comentários