Operação de recuperação de M88 de 63,5 toneladas afundado em zona semi-pantanosa no Báltico
25 de Março a 1 de Abril de 2025
Uma viatura de recuperação de blindados M88(A2) "Hercules", de 63,5 toneladas e 8,6 metros, afecta à 1.ª Brigada Blindada de Combate da 3.ª Divisão de Infantaria do Exército dos Estados Unidos (comandada pelo Major-General Maj. Gen. Christopher Norrie), ao operar, às primeiras horas da manhã de 25 de Março de 2025, numa acção programada de treino táctico em Pabradė na Lituânia, submergiu numa zona alagada semi-pantanosa, causando 4 baixas mortais, correspondendo à totalidade da sua guarnição. Pabradė, atravessada pelo Rio Žeimena, dista cerca de 10 km da fronteira com a Bielorússia, compreendendo o Centro de Treino Militar General Silvestras Žukauskas com 12 500 hectares.
A total submersão da viatura a uma profundidade de cerca de 5 metros e os terrenos circudantes incapazes de sustentar equipamento pesado de recuperação, obrigaram, ao longo de 7 dias, ao envolvimento de um conjunto alargado e coordenado de meios técnicos e humanos, civis e militares, altamente especializado, para, numa primeira fase, localizar o M88 e, numa segunda fase o conseguir recuperar, bem como às vítimas.
Com planeamento e controlo de operações a cargo dos especialistas do Corpo de Engenharia do Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army Corps of Engineers", USACE), com equipa reforçada por elementos transportados de fora da Lituânia, localmente comandados pelo Coronel Daniel R. Kent, juntaram-se 55 especialistas de engenharia a recuperação das Forças Armadas Polacas, comandados pelo Major Mikhail Bebark, com um agreagdo de 13 viaturas pesadas de transporte, reabastecimento e recuperação (compreendendo três viaturas WZT-3 da mesma tipologia do M88).
Como meios aéreos locais, a Brigada de Aviação de Combate da 1.ª Divisão Blindada (comandada pelo Major-General Curtis Taylor) afectou 3 helicópteros CH-47 Chinooks para tarefas de transporte pesado, um UH-60L e dois UH-60M Blackhawks para tarefas de transporte médio e de comando e controlo, bem como dois UH-60M Blackhawks para evacuação médica.
A Lituânia afectou, além de militares das sua Forças Armadas, especialistas locais de geologia, equipamentos de análise de perfil de fundo (sonar), sub-contratação civil de equipamento de remoção de terras em contextos alagados com estruturas de flutuação e elevação, meios de dragagem, extracção de água e lamas, etc
Foram aqui envolvidos mergulhadores e especialistas de construção sub-aquática ("Seabees", "Abelhas do Mar") do Comando da Força Tarefa 68 (CTF68) da Marinha dos Estados Unidos, aerotransportados desde a sua base em Rota, na Andaluzia, no Sul de Espanha, envolvendo C-130 Hercules da Força Aérea dos Estados Unidos para o troço internacional do transporte (pessoal e equipamento) e helicópteros CH-47 Chinook da Brigada de Aviação de Combate da 1.ª Divisão Blindada, para o transporte local. Estes mergulhadores, com apoio de sonares portáteis Artemis, localizaram os pontos de fixação do M88A2 para que fossem presos cabos em pontos de amarração à superfície (impedindo o afundamento continuado na leito lodoso) e de os articular com os meios de reboque e extracção.
Recuperado para a superfície o M88A2, na madrugada de 30 para 31 de Março de 2025, ao final de uma acção de reboque contínuo de quase 2 horas (com dois outros M88A2 e viaturas de reboque adicionais), foram identificados 3 dos militares no seu interior. Para a recuperação do quarto e último militar, foram envolvidos, desde as 07:00 locais de 1 de Abril de 2025, dois cães de trabalho (Tilt e Maik) e respectivos especialistas das Forças Armadas da Estónia, com capacidade para farejar vestígios humanos mesmo em contexto de zonas alagadas. O corpo deste militar seria recuperado durante a tarde do dia 1 de Abril de 2025.
Perderam a vida o Sargento Jose Duenez, Jr., de 25 anos (do Illinois); o Sargento Edvin Franco, de 25 anos (da Califórnia); o Sargento Troy S. Knutson-Collins, de 28 anos (Michigan); e o Soldado de Primeira Classe Dante Taitano, de 21 anos (de Guam);
Para suporte à base de campo criada em torno de toda esta exigente operação, com várias centenas de elementos envolvidos no terreno, foi aqui afecto o 297.º Grupo de Suporte Regional (297th RSG) da Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos do Alaska, garantindo, entre outros, refeições quentes, tendas, iluminação, água potável, reforço de conectividade internet. Foram apoiados pela força de engenharia Polaca na abertura e manutenção de caminhos, abate de árvores e consolidação de terreno.
"Seabees" da Marinha dos Estados Unidos
"Seabees" da Marinha dos Estados Unidos
"Seabees" da Marinha dos Estados Unidos
Pontos de amarração à superfície e sistema para reboque
"Maik", um dos cães de trabalho das Forças da Estónia
Fotos via Forças Armadas dos EUA
Uma outra M88A2 a participar nas operações, a 28 de Março de 2025. Foto via Agência EPA
Uma outra M88A2, em 2024, no Porto de Setúbal, em Portugal. Foto via Forças Armadas dos EUA. Uma operação logística, a 5 de Novembro de 2024, com a descarga portuária e posterior transporte rodoviário rumo à Polónia, de 750 equipamentos da 3.ª Brigada da 1.ª Divisão Blindada (3/1 AD).
Comentários