Acção do Exército, Força Aérea e Polícia da Colômbia contra o "Clan del Golfo"


Antioquia, Colômbia 
7 e 8 de Abril de 2025

Operação, com a duração de 2 dias, de 7 a 8 de Abril de 2025, do Exército, Força Aérea e Polícia Nacional da Colômbia contra uma das sub-estruturas do grupo armado "Clan del Golfo", nas regiões de Tarazá e Cáceres, na província de Antioquia, no Noroeste da Colômbia. Esta operação conduziu a oito baixas mortais entre os efectivos do "Clan del Golfo", à detenção de dois dos seus membros, e à apreensão de diverso armamento e munições.
Entre os meios aéreos afectos a esta operação estiveram, por parte da Força Aérea, aeronaves IAI Kfir C10, A-29B Super Tucano e AC-47 Fantasma (em ataque ao solo), e, por parte do Exército, três helicópteros UH-60L Black Hawk (em transporte) e um UH-1H-II Huey, armado com GAU-2 17 / GAU-19 (para apoio de fogo). As forças do Exército aqui envolvidas no terreno fazem parte da 11.ª Brigada (BR11) da 7.ª Divisão.
O "Clan del Golfo" (formalmente, "Autodefensas Gaitanistas de Colombia", AGC) é um grupo armado, de organização paramilitar, com origens embrionárias a remontar z 2001 e liderado originalmen ter por Daniel Rendón Herrera ("Don Mario"), é consolidado a partir de 2006 com a desmobilização das "Autodefesas Unidas da Colômbia" (AUC). É referenciado actualmente, pelas autoridades colombianas, como o maior cartel de narcotráfico e a maior formação de crime organizado da Colômbia. "Don Mario" foi capturado na Colômbia em 2009 e extraditado para os EUA onde cumpre, desde 2022, uma pena de 35 anos de prisão. Projecta-se que o "Clan del Golfo" tenha um efectivo actual na ordem dos 9 000 elementos.

UH-60L Black Hawk

A-29B Super Tucano


Foto de forças no terreno via Exército da Colômbia. Fotos de meios aéreos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo via Força Aérea da Colômbia





Vídeo via Força Aérea da Colômbia




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO