PSP usa pistola anti-motim FN 303-P em bancada do Estádio do Dragão


Estádio do Dragão, Porto, Portugal
6 de Abril de 2025

Uso de pistola menos letal, anti-motim, FN 303-P, por operacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) em acção anti-hostilidade e de reposição de ordem pública face a várias tentativas de confrontos nas bancadas do Estádio do Dragão, no Porto, a 6 de Abril de 2025, a meio da primeira-parte da partida de futebol entre o Futebol Clube do Porto (FCP) e o Sport Lisboa e Benfica (SLB), parte da 28.ª jornada da Primeira Liga.
A FN 303 P, apresentada pelo fabricante belga Fabrique Nationale (FN) de Herstal em 2010 no decurso do certame "SHOT Show" (Nevada, EUA), é municiada por um carregador amovível de 7 projecteis, em calibre .68 (17,27mm), propulsionados por um cilindro descartável de CO2. Com um cano de 7,5 polegadas, tem um alcance efectivo máximo de 25 metros.
Os seus projécteis com uma massa de 131,17 grãos (8,5 gramas), compostos por um granulado de bismuto sob uma capa de poliestireno, fragmentam-se no impacto (para mitigar penetração) e podem, opcionalmente, conter uma secção de pigmento semi-permanente (amarelo) ou lavável (rosa), ou ainda uma componente (laranja) com gás OC (oleoresin capsicum), vulgo "gás pimenta". Estes projécteis são os mesmos usados pela versão longa (cano de 10 polegadas), a FN 303, também parte do inventário da PSP.
Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo via "A Bola"







Detalhe do projéctil "standard", calibre 0.68, com capa de poliestireno e enchimento de granulado de bismuto. Foto via fabricante FN Herstal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA