Viaturas blindadas LAV-25 dos fuzileiros dos EUA em treino de reforço de poder de fogo de navio de assalto anfíbio


Oceano Pacífico 8 de Agosto de 2024

Viaturas blindadas anfíbias 8x8 LAV-25 ("Light Armored Vehicle") da Companhia de Blindados Ligeiros de Reconhecimento da Equipa do Batalhão de Desembarque da 15.ª Unidade Expedicionária (15MEU) do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos, treinam a execução de tiro de fogo real, com as suas peças automáticas de 25mm e metralhadoras de 7.62mm, a partir do convés de voo do USS "Somerset" (LPD 25), navio de assalto anfíbio da classe "San Antonio" da Marinha dos Estados Unidos, no Teatro de Operações do Oceano Pacífico, a 8 de Agosto de 2024. Trata-se da primeira vez que viaturas LAV são usadas neste contexto a partir de um navio de assalto anfíbio.
Com 20 viaturas LAV-25 embarcadas a bordo deste navio, esta Companhia de Blindados Ligeiros de Reconhecimento, sob comando do Major James Myles, desenvolveu este treino no contexto de um cenário onde, de forma expedita, conseguem dotar aquele meio naval de capacidade de fogo adicional face a uma ameaça marítima (com alvos flutuantes de instrução a terem sido usados).
A viatura blindada LAV-25 corresponde a uma plataforma 8x8 de 12,8 toneladas, armada com peça automática M242 Bushmaster, de 25 mm, e com duas metralhadoras M240 de 7,62 mm (uma co-axial com a peça principal e a outra opcionalmente instalada sobre a torre). A variante A2 incorpora melhoramentos da protecção de blindagem desenvolvidos pela Armatec Survivability, bem como o sistema de miras térmicas (ITSS) desenvolvido pela Raytheon. Conta com uma guarnição de 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro) podendo transportar até 6 militares equipados.
O canhão automático de 25 mm M242 Bushmaster, com munições calibre 25x137mm, sustenta uma cadência de tiro na ordem dos 100 a 200 disparos por minuto (podendo operar em modo semi-automático), com uma velocidade inicial de 1 100 m/s, um alcance efectivo de 3 000 metros e um alcance máximo de 6 800 metros. Cada projectil tem um peso na ordem das 130 a 190 gramas. A tipologia de munições disponíveis compreende cargas perfurantes e explosivas-incendiárias.





Fotos por Cabo Aidan Hekker | Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC)




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA