"Drone" de reconhecimento Supercam S350 das Forças Russas em operação na Ucrânia
Avdiivka, Donetsk, Ucrânia 31 de Julho de 2024
Aeronave não tripulada de reconhecimento e vigilância Supercam S350 ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa, na linha da frente de Avdiivka ("Авдіївка"), Donetsk, no Leste da Ucrânia a 31 de Julho de 2024. Na imagem podemos ver, abertos, ao lado da posição central com a camara, os dois compartimentos das baterias. O último compartimento, na retaguarda, central, armazena o paraquedas.
Desenvolvido e produzido pelo fabricante russo Grupo "Sistemas Não Tripulados" (Группа "Беспилотные системы"), o modelo S350 tem um envergadura total de asa de 3,2 metros, uma janela de operação de 4 horas e meia, capaz de uma velocidade entre os 65 e os 120 km/h, um alcance máximo de comunicação radio e "feed" de video entre os 70 e os 100 km, com um alcance máximo de voo de 240 km e um tecto de altitude de 5 000 metros.
Com um peso máximo à descolagem de 11,5 kg, pode receber diferentes "payloads" desde camara de alta-definição (60MP), camara video com "zoom" óptico 10-33x, camara térmica, camara multi-espectral, apontador e sensor laser, etc (podendo combinar num mesmo uso até 3 módulos "payload", dos quais 2 camaras em simultâneo). Pode operar em modo manual, automático ou semi-automático, sendo projectado em operação por acção de catapulta de campo (pneumática ou com elástico) sendo recuperado por paraquedas.
Em Novembro de 2023, na região de Sumy ("Суми"), no Nordeste da Ucrânia, a cerca de 45 km da fronteira com a Federação Russa e a 150 km a Noroeste de Kharkiv ("Харків"), uma unidade do S350 foi derrubada e capturada pela Forças Armadas da Ucrânia.
Fotos por Stanislav Krasilnikov | Agência Sputnik
Comentários