Plataforma electro-óptica vocacionada para combate de curta distância a "drones" de pequena dimensão
Emsworth, Inglaterra, Reino Unido
11 de Julho de 2024Plataforma de mira electro-óptica com calculador balístico dinâmico, "Smart Weapon Sight Fire Control System" (SMASH), a equipar uma espingarda automática L85A3 de um militar da "16 Air Assault Brigade" das Forças Armadas do Reino Unido, no decurso de uma demonstração do Exército Britânico na Exposição "Ground Based Air Defence", GBAD ("Defesa Anti-Aérea Terrestre"), em Baker Barracks, Emsworth, no Sul de Inglaterra, a 11 de Julho de 2024.
Com um alcance diurno de 250 metros e nocturno de 100 metros, é um equipamento vocacionado para o combate a curta-distância face às ameaças de pequenas aeronaves não tripuladas ("Counter-Small Uncrewed Air Systems", C-sUAS). Os seus sensores electro-ópticos medem a distância face ao objectivo e os algoritmos do seu "software" estabelecem um padrão de rumo e velocidade calculando, dinamicamente, a necessária projecção balística por forma a garantir o impacto. Pode ser usada em outros cenários tácticos, contra quaisquer objectivos fixos ou móveis. O Reino Unido adquiriu 500 unidades que estão ao serviço desde Junho de 2024, com a atribuição orgânica táctica de uma unidade por pelotão (20 a 50 elementos).
A SMASH é desenhada e produzida pela Smart Shooter (SMArtSHooter, SMASH), fundada em 2011 com sede em Yagur, Haifa, Israel e filiais nos Estados Unidos, Alemanha e Austrália.
Foto por Cabo Simon Lucas | Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) | Crown
Comentários