Disparo de plataforma russa de lançamento de foguetes múltiplos sobre o Leste da Ucrânia


Avdiivka, Donetsk, Ucrânia
9 de Agosto de 2024

Disparo de foguetes de uma plataforma de lançamento de foguetes múltiplos BM-21-1"Grad" ("Granizo"), sobre chassis Ural-4320 6x6, das Forças Armadas da Federação Russa, na linha da frente de Avdiivka ("Авдіївка"), Donetsk, no Leste da Ucrânia a 9 de Agosto de 2024.

A unidade aqui documentada apresenta grelhas de protecção na parte frontal e superior da cabina bem como a envolver a plataforma de lançamento, visando mitigar o efeito das cargas explosivas de "drones" de ataque. Podemos observar, ao topo da cabina, as antenas do sistema de guerra electrónica destinado ao empastelamento das frequências de controlo e navegação usadas por "drones", por forma a tentar anular a respectiva operação.

O BM-21-1 "Grad" (9К51) está equipado com 40 tubos lançadores de foguetes de 122 mm, de 2,87 de comprimento, com 70 kg, podendo estar armados com ogiva de 18 kg com carga de alto explosivo de fragmentação, bem como variantes com "clusters" de sub-munições anti-carro ou anti-pessoal, cargas incendiárias ou outras cargas especializadas. O "Granizo" pode projectar uma salva capaz de cobrir uma área alvo de 1 hectare com as suas 40 unidades, com um alcance máximo de 30 a 40 km.

Foto por Stanislav Krasilnikov | Agência Sputnik

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA