Carro de combate T-72 EA em manobra na região de Sumy
Sumy, Ucrânia
16 de Agosto de 2024Carro de combate T-72 EA (com blindagem reactiva Kontakt-1 e estrutura de rede dobrável de protecção anti-drone, dobrada à retaguarda da torre) e, na berma, uma viatura táctica ligeira blindada 4x4 Dozor-B ("Дозор-Б"), com impactos visíveis na porta e respectiva janela, ambos ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, na região de Sumy ("Суми"), no Nordeste da Ucrânia, a 16 de Agosto de 2024. Foi a partir da região de Sumy que, a 6 de Agosto de 2024, se iniciou uma incursão ofensiva por forças mecanizadas Ucranianas sobre a região de Kursk ("Курская") na Federação Russa. As forças aqui referenciadas estão em manobras de rotação em tal contexto.
O T-72 EA corresponde à modernização a cargo do preparador e integrador "Excalibur Army" (EA), da República Checa, sobre a plataforma base do T-72. Compreende, além de melhorias sobre a estrutura de blindagem (com elementos modulares reactivos), novos equipamentos electro-ópticos (visão nocturna, térmica, medidores de distância laser), painéis digitais de informação e novos equipamentos de comunicações, bem como melhorias na motorização, com a passagem do B-84 de 780 para 840 hp. Até Novembro de 2023 foram entregues 105 unidades da variante T-72 EA às Forças Armadas da Ucrânia.
A Dozor-B ("Дозор-Б") é uma viatura táctica ligeira blindada 4x4, concebida na Ucrânia, com uma massa de 6,3 toneladas, um comprimento de 5,4 metros e uma largura de 2,4 metros. Podendo transportar 3+8 elementos, está armada, ao topo do chassis, com uma metralhadora pesada de operação remota. Propulsionada por um motor diesel Deutz BF 4M 1013FC ou Iveco 8142.38.11, alcança uma velocidade máxima de 100 km/h e tem um alcance operacional de 750 km. A unidade aqui presente corresponde à "Oncilla", a versão produzida sob licença pela polaca MISTA.
Foto por Viacheslav Ratynskyi | Reuters
Comentários