Plataforma de radar P-18C e bateria "Patriot" na apresentação dos F-16 da Ucrânia


Ucrânia 4 de Agosto de 2024

Aquando da apresentação dos F-16 das Forças Armadas da Ucrânia, pelo Presidente Volodymyr Zelenskyy, a 4 de Agosto de 2024, na Ucrânia, no plano em redor do ponto onde o mesmo discursou, é possível observar na foto, à direita, uma bateria de mísseis de defesa anti-aérea Patriot e, à esquerda, as antenas da plataforma móvel de radar P-18(C), de alerta antecipado, modernizada pela Ucrânia.
A plataforma P-18, um original soviético da década de 1970, foi modernizada e customizada pela ucraniana SEE ("System Electronic Export"), e apresentado publicamente como P-18C no certame internacional de defesa IDEB, em Outubro de 2023, em Bratislava, na Eslováquia. A plataforma permite, de forma automatizada, detectar e transmitir a sistemas conexos as coordenadas de possíveis ameaças, operando como radar de comprimento de onda em metros, nas frequências entre os 30 MHz (10 metros) e os 300 MHz (1 metro) - i.e., a distância entre dois picos consecutivos de uma onda. Consegue, neste comprimento de onda, um alcance elevado e melhor capacidade de penetrar em condições meteorológicas adversas (chuva forte, tempestades, e nuvens densas) quando comparada a radares de comprimentos de onda menores.
A plataforma original P-18 (designação NATO "Spoon Rest D") tem um alcance de 250 km cobrindo altitude até aos 35 km. P-18(C) eleva o alcance para 350km, podendo seguir até 250 objectivos simultâneos e conta com plataforma digital de consola e integração/partilha de dados com outros sistemas. Anteriormente a Ucrânia havia procedido já a várias modernizações correspondendo às versão MA, MU e Malakhit.
Uma versão melhorada da plataforma antecessora da P-18, a P-12, foi usada pela Forças Armadas da Sérvia, a 27 de Março de 1999, para identificar a posição de um F-117A "Nighthawk" (número de série 82-0806) da Força Aérea dos EUA, que seria assim abatido por um míssil terra-ar S-125 Neva/Pechora (designação NATO, SA-3 "Goa") a cerca de 45 km de Belgrado.
Foto por Efrem Lukatsky | Agência Associated Press, AP |


Fotos consola digital e plataforma móvel modernizada via National Association of Ukrainian Defense Industries (NAUDI)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA